29 junho, 2007
Sata-Rallye Açores
Temos mais um Sata Rallye Açores que se inicia hoje. É um evento que enquadra os Açores no mapa do Europeu de rallyes. Esta prova, que conta com cerca de 50 inscritos, proporciona-nos um evento desportivo de grande qualidade, contribuindo para o espectáculo junto dos amantes do desporto automóvel, bem como para a promoção turística da nossa região.
O Rallye terá o inicio no dia 28 de Junho, terminando a 30 de Junho. São várias as zonas de espectáculo onde se pode ver o rallye. Sendo, no meu entender, os melhores troços, o do Pico da Pedra, com inicio em S. Vicente e o troço da Tronqueira. Não esquecendo a Super Especial da Marques.
Veja o Rallye em segurança
27 junho, 2007
Congresso do IEEI
A Dimensão económica e social da Europa: estará a Europa a dar respostas adequadas às preocupações dos cidadãos neste domínio? como deve ser definido o modelo social e económico europeu na era da globalização?
A percepção da União Europeia e das suas missões: Qual os valores e as politicas que devem prevalecer na Europa actual? Que significado dão hoje os portugueses à pertença à União Europeia?
A Europa no Mundo, alargamento e fronteiras: Que acção externa deve a UE prosseguir? até onde deve ir o alargamento? Que relacionamento deve ser procurado com os que ficam as portas da União?
O encerramento foi a 25 e 26 de Junho na fundação Gulbenkian.
22 junho, 2007
21 junho, 2007
20 junho, 2007
Eng. na Independente
- Mariano? É o Zé Sócrates. Oh, pá, ajuda-me aqui. Comprei um computador, mas não consigo entrar na Internet! Estará fechada? Aquilo fecha a que horas?
- Zé, meteste a password?
- Sim! Quer dizer, copiei a do Freitas.
- E não entra?
- Não, pá!
- Hmmm... deixa-me ver... qual é a password dele?
- (*****) Cinco estrelinhas...
- Oh, Zé!... Fo...-seeeeee... Bom, deixa lá agora isso, depois eu explico-te. E o resto, funciona?
- Também não consigo imprimir, pá! O computador diz: 'Cannot find printer'! Não percebo, pá, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao monitor e o gajo sempre com a porra da mensagem, que não consegue encontrá-la, pá!
- Fooo... -seee... Vamos tentar isto: desliga e torna a ligar e dá novamente ordem de impressão.
Sócrates desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.
- Mariano, já posso dar a ordem de impressão?
- Olha lá, porque é que desligaste a merda do telefone?
- Eh, pá! Foste tu que disseste, estás doido ou quê?
- Fooo... -seee... Dá lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.
- Dou a ordem por escrito? É um despacho normal?
- Oh Zé! Fooo... Eh, pá! esquece... Vamos fazer assim: clica no 'Start' e depois...
- Mais devagar, mais devagar, pá! Não sou o Bill Gates...
- Se calhar o melhor ainda é eu passar por aí... Olha lá, e já tentaste enviar um mail?
- Eu bem queria, pá, mas tens de me ensinar a fazer aquele circulozinho em volta do 'a'.
- O circulozinho... pois... se enfiasses esse circ... Bom... vamos voltar a tentar aquilo da impressora. Faz assim: começas por fechar todas as janelas.
- Ok, 'pera aí...
- Zé?... estás aí?
- Pronto, já fechei as janelas. Queres que corra os cortinados também?
- Zéééééééééé?! Olha para a porra do monitor e vê se consegues, ao menos, dizer -me isto: o que é que diz na parte de baixo do écran?
- Samsung... Mariano?... Mariano?... Olha, desligou!"
(Espero não ser constituído arguido!)
16 junho, 2007
DO MELHOR QUE HÁ
- Pode-me activar o meu Rosming faxavor?
- Eu queria um cartão com o ping e o punc, menina.
- Eu quero deixar de ter esses ciclopes de facturação, quero uma Vitamina Livre!
- Eu queria activar a factura retalhada s.f.f.
- Eu queria que o meu n.º de telefone ficasse tapado quando eu faço chamadas. Isso é possível?
- Menina, queria que o meu n.º não aparecesse nos retrovisores dos outros
>telemóveis.
- O meu telefone está bloqueado, está-me a pedir o puk. Eu não sei o que é isso e ainda esperei uma semana para ver se lhe passava, mas não aconteceu nada...
- Fiz uma chamada para outra pessoa e tiraram-me dinheiro do telemóvel! Sou eu que pago?
- O meu pai vai para Espanha na Terça-feira, como é que eu faço para o telemóvel ir com ele?
- O meu telemóvel tem uma mensagem: Inspira código PIN.
- Eu queria o tarifário Zunc (Zoom)
- O Motorola T 720 tem ultra vermelhos?
- Pode-me dizer qual é o indicativo internacional dos Açores?
- Olhe, eu já falei com a TNM e com a Megafone...
- Estou com algumas dúvidas em ouvi-lo.
- Boa noite, eu gostava de inserir-me no cartão da Optimus.
- Ó menina! Veio cá um agente para ver se eu queria mudar para a Rodafone!
- Olhe, eu queria activar o Rómulo Automático.
- Eu quero alterar os nºs Broom
- Eu queria alterar o meu tarifário para Vitamina Total Livre.
- Eu queria activar o meu Bananarama.
- (Clt emigrante) - De acordo, a carta já marcha. (Tradução: Sim, o cartão já faz chamadas)
- Eu queria activar o serviço Ape (Wap)?
- Eu tenho um Bomber Chat
- Era possível ficar a dever 2 mensagens à Optimus até terça-feira, que eu depois pago?
- Eu queria saber se posso ter toques paleofónicos.
- Posso receber bitoques e imagens no meu telefone
15 junho, 2007
Aula de Prof. Carlos Amaral ao PPE
O partido Popular Europeu, esteve reunido nestes dias em Ponta Delgada para debater vários assuntos, dos quais as Ultra-periferias e a Politica Marítima Europeia.
O primeiro painel teve como tema as Ultra-periferias do qual fizeram parte, entre outros, o Professor Carlos Amaral da Universidade dos Açores e German Gultzgoff do Eurodom. Foram debatidas os principais problemas das diversas Regiões ultraperiféricas, as suas diferenças, os seus poderes junto das instâncias comunitárias e apontado soluções para fazer face as suas dificuldades.
Foi muito bom a vinda dos eurodeputados aos Açores. Com essa visita, avaliaram a nossa realidade, de povo insular que somos, as dificuldades dos transportes aéreo, marítimos, as nossas condições climatéricas, a nossa economia e os nossos usos e costumes.
Conversava eu, ao jantar, com um eurodeputado escocês, Struan STEVENSON, e ele perguntava-me sobre a questão das pescas e das 200 milhas. Falei-lhe sobre os problemas da redução para as 100 milhas, e dos barcos espanhóis. Ele confessava-me que também a Escócia tinha o mesmo problema que nós. Em que os espanhóis com bons barcos, e bom equipamento, chegavam lá e levavam o peixe todo.
11 junho, 2007
09 junho, 2007
TAP não dá assistência em caso de mau tempo
O que vimos nestes últimos dias, voos e mais voos a serem cancelados e adiados pelas más condições metereológicas, ao menos, permitiu que se tornasse público uma situação muito incómoda para os centenas de passageiros que ficaram em terra: A TAP não assegura alojamento, alimentação e transporte quando o mau tempo obriga a que os passageiros fiquem retidos.
"A Tap não presta assistência aos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voos devido ao mau tempo, ao contrário do que é prática corrente da Sata. Recorde-se que as duas companhias aéreas asseguram as ligações entre os Açores e o continente, em regime de code-share (voos partilhados).
Os passageiros que viajavam terça-feira no voo da Tap entre Lisboa e o Pico, via Lajes, foram obrigados a ficar em terra na Terceira, devido às condições meteorológicas, sem que lhes tenha sido prestada qualquer assistência ao nível de alojamento ou alimentação, tendo-lhes sido apenas assegurado lugar noutro voo..."
Diário Insular, 9 de Junho de 2007
O comportamento da TAP é que revela uma falta de descaramento absoluto. A SATA presta assistência em caso de mau tempo - o que se deve ter um importante custo nas contas, e por isso, não o faz porque quer (ou boa vontade), mas porque o tem de fazer, então como é que é possível que a TAP continue a fazer uma interpretação da lei tão diferente do que faz a parceira do "code share"? Aliás... dizer que a TAP faz uma interpretação diferente da lei é ser muito benevolente...
Politica do "arrasto"
No passado dia 16 de Maio, o líder do PSD Açores afirmou numa visita a Ribeira Grande que o estatuto das regiões ultraperiféricas fique consagrado no novo Tratado Constitucional da União Europeia (UE) e considerou que o presidente do governo regional "não afirma a posição dos Açores na UE".
Hoje saiu notícia na Antena 1 Açores, de que "O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, solicitou a intervenção do primeiro-ministro para, aproveitando um eventual avanço na concretização do futuro Tratado Constitucional da União Europeia, fazer com que o artigo sobre as regiões ultraperiféricas passe a constar com maior relevo no corpo principal do Tratado".
Nesta matéria como em outra qualquer, o Presidente do Governo Regional dos Açores tem vindo a "reboque" da oposição, adoptando uma postura de quem está no poder à dois meses, esquecendo-se dos seus 12 anos de mandato.
Shrek 3: ante-estreia em Paris
É o terceiro filme do Ogre Verde. Nesta terceira aventura do ogre mais simpático do planeta, ele casa-se com Fiona e a ultima coisa que estava nos seus planos era ser Rei. Ele sente-se incomodado com esta situação e resolve agir. Com os seus dois amigos, o Burro e o Gato das Botas, ele parte em busca de um substituto para o trono. Shrek, Fiona e os seus amigos, prometem uma aventura imperdivel…
Cameron Diaz dá voz a Fiona e António Banderas a voz do Gato das Botas.
08 junho, 2007
Combater a desertificação
Apostar nas ACESSIBILIDADES é fundamental para criar condições atractivas ao investimento e ao desenvolvimento turístico dos Açores. Bons e regulares serviços de transportes aéreos e marítimos de passageiros e de mercadorias são fundamentais.
Transportes Aéreos
Nos transportes aéreos é preciso praticar baixos preços para fora da região e apostar no mercado nacional e no mercado das nossas comunidades de emigrantes nos EUA e Canada. Liberalizar os transportes aéreos para as ilhas de São Miguel e Terceira – locais onde existe um maior fluxo de passageiros – promovendo a concorrência e a disputa de preços entre companhias aéreas que, de acordo com as leis de mercado, levaria à redução das tarifas aéreas. Para as restantes ilhas é preciso implementar uma politica de transportes aéreos com carácter de serviço público, reduzindo significativamente o custo dos transportes inter-ilhas e para o exterior, aumentando as indemnizações compensatórias às companhias que prestarem esse serviço. Esta é uma das possíveis interpretações da recomendação do conselho Europeu que propõe uma parceria reforçada para as regiões ultra periféricas, aumentando-lhes as ajudas ao sector dos transportes, fazendo com que as regiões ultra-periféricas passem a beneficiar de novas disposições relativas a procedimentos de execução das obrigações de serviços públicos de transportes.
Transportes Marítimos de Carga
Transportes Marítimos de Passageiros
in: http://www.jsdacores.com/
A Saga persiste.
Depois de mais de 36 milhões de Euros gastos e de 9 anos de trapalhada, a confusão continua. O “expresso de Santorini” não atraca na Graciosa e agora falha a ida a São Jorge. Este Governo Regional está "Gozar" com a cara dos Açorianos. O Secretário da Economia deveria era pedir a demissão.
Lá no fundo até tenho pena do Sr. Secretário. Talvez o grande culpado seja o presidente do Governo!
06 junho, 2007
6 de Junho de 1975/2007
Encanto de nove ilhas de bruma entre o céu e o mar!
Stª Maria, S. Miguel, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores, Corvo.
250 mil almas residentes, 750.000 na diáspora.
A 1.500km do continente europeu, a 5000Km do continente americano.
Céu nublado, por vezes encoberto. Mar encrespado de pequena vaga. Rajadas de vento forte ou muito forte…
Uma pequena economia asfixiada pela disparidade de preços entre a pátria mãe e as adjacentes ilhas.
Rações, adubos, cimenta, combustíveis, tudo, tudo sobrecarregados com elevados custos de transportes e grandes margens de comercialização dos detentores do monopólio das importações.
Elevadas taxas de juro, baixo preço do leite, pequenos agricultores e lavradores cheios de dívidas.
Também a inquietação da classe conservadora pelo receio da perda de benesses e regalias adquiridas
6 de Junho de 1975, a Revolta.
O renascer da açorianidade.
Pela primeira vez a palavra “Independência”.
(In A.O. de
12 anos para falar de juventude
Segundo quadros estatísticos do INE (Instituto Nacional de Estatística), e de acordo com os censos de 1991 e 2001, a população a açoriana tem vindo a diminuir significativamente, com mais ênfase nas ilhas de menor dimensão como Santa Maria, São Jorge, Pico, Graciosa e Flores. Esta desertificação destas ilhas é preocupante. Só agora, depois de 12 anos de governação socialista, é que parece que o Governo Regional tomou conhecimento da mesma. O anúncio do presidente do Governo, quanto à questão em causa, dá a entender que este governo não tem 12 anos de mandato mas sim 12 meses.