15 junho, 2007

Aula de Prof. Carlos Amaral ao PPE

O partido Popular Europeu, esteve reunido nestes dias em Ponta Delgada para debater vários assuntos, dos quais as Ultra-periferias e a Politica Marítima Europeia.

O primeiro painel teve como tema as Ultra-periferias do qual fizeram parte, entre outros, o Professor Carlos Amaral da Universidade dos Açores e German Gultzgoff do Eurodom. Foram debatidas os principais problemas das diversas Regiões ultraperiféricas, as suas diferenças, os seus poderes junto das instâncias comunitárias e apontado soluções para fazer face as suas dificuldades.

Foi muito bom a vinda dos eurodeputados aos Açores. Com essa visita, avaliaram a nossa realidade, de povo insular que somos, as dificuldades dos transportes aéreo, marítimos, as nossas condições climatéricas, a nossa economia e os nossos usos e costumes.

Conversava eu, ao jantar, com um eurodeputado escocês, Struan STEVENSON, e ele perguntava-me sobre a questão das pescas e das 200 milhas. Falei-lhe sobre os problemas da redução para as 100 milhas, e dos barcos espanhóis. Ele confessava-me que também a Escócia tinha o mesmo problema que nós. Em que os espanhóis com bons barcos, e bom equipamento, chegavam lá e levavam o peixe todo.

Sem comentários: