AVIVAR A MEMÓRIA DE ALGUNS (UMAS)
JSD/Açores quer desenvolvimento sustentável, baseado em dois vectores fundamentais: EDUCAÇÃO e ACESSIBILIDADES
Tomando como bandeira o combate à desertificação e aos problemas que afectam a juventude açoriana, a JSD/Açores tem vindo a desenvolver um importante trabalho de recolha de informação e de pareceres, junto das suas estruturas de ilha, no sentido apresentar possíveis soluções. Assim, na sequência da nossa comunicação de Fevereiro último, a JSD Açores entende que para haver um combate eficaz à desertificação das ilhas mais pequenas, e em alguns concelhos de São Miguel, os Açores devem apostar numa política de desenvolvimento económico sustentável, e não na política que o governo do partido socialista está a implementar nos Açores, que se baseie na política do cimento e do betão armado, com obras de grandes dimensões e de duvidosa eficácia. O desenvolvimento sustentável que defendemos deve ter por base dois pilares fundamentais: Educação e Acessibilidades.
Apostar na EDUCAÇÃO é preparar o futuro da Região. O sucesso de uma política educativa reflecte-se no desenvolvimento, na modernização e no progresso de um povo Ao Estado compete assegurar o seu funcionamento nas melhores condições. Porque o ensino precisa ser suficientemente motivador e capaz de proporcionar o sucesso escolar, preparando o futuro, sugerimos uma alteração às políticas do ensino na região, tendo em conta que é fundamental: Uma politica de educação mais personalizada, com a redução do número de alunos por turma; Melhorar e rentabilizar as instalações desportivas escolares; Promover a educação sexual como conteúdo obrigatório a partir do 2º Ciclo do ensino básico; Garantir o apoio psicológico, pedagógico e de formação social, como forma de combater o insucesso e o abandono escolar; Facultar à Universidade dos Açores – pilar fundamental no desenvolvimento da Autonomia dos Açores – os meios necessários ao prosseguimento do seu importante desempenho na investigação científica e na preparação e valorização dos nossos recursos humanos, implementando a abertura de novas áreas de formação com verdadeira orientação profissional.
Apostar nas ACESSIBILIDADES é fundamental para criar condições atractivas ao investimento e ao desenvolvimento turístico dos Açores. Bons e regulares serviços de transportes aéreos e marítimos de passageiros e de mercadorias são fundamentais.
Transportes Aéreos
Nos transportes aéreos é preciso praticar baixos preços para fora da região e apostar no mercado nacional e no mercado das nossas comunidades de emigrantes nos EUA e Canada. Liberalizar os transportes aéreos para as ilhas de São Miguel e Terceira – locais onde existe um maior fluxo de passageiros – promovendo a concorrência e a disputa de preços entre companhias aéreas que, de acordo com as leis de mercado, levaria à redução das tarifas aéreas. Para as restantes ilhas é preciso implementar uma politica de transportes aéreos com carácter de serviço público, reduzindo significativamente o custo dos transportes inter-ilhas e para o exterior, aumentando as indemnizações compensatórias às companhias que prestarem esse serviço. Esta é uma das possíveis interpretações da recomendação do conselho Europeu que propõe uma parceria reforçada para as regiões ultra periféricas, aumentando-lhes as ajudas ao sector dos transportes, fazendo com que as regiões ultra-periféricas passem a beneficiar de novas disposições relativas a procedimentos de execução das obrigações de serviços públicos de transportes.
Transportes Marítimos de Carga
Transportes Marítimos de Passageiros
Apostar nas ACESSIBILIDADES é fundamental para criar condições atractivas ao investimento e ao desenvolvimento turístico dos Açores. Bons e regulares serviços de transportes aéreos e marítimos de passageiros e de mercadorias são fundamentais.
Transportes Aéreos
Nos transportes aéreos é preciso praticar baixos preços para fora da região e apostar no mercado nacional e no mercado das nossas comunidades de emigrantes nos EUA e Canada. Liberalizar os transportes aéreos para as ilhas de São Miguel e Terceira – locais onde existe um maior fluxo de passageiros – promovendo a concorrência e a disputa de preços entre companhias aéreas que, de acordo com as leis de mercado, levaria à redução das tarifas aéreas. Para as restantes ilhas é preciso implementar uma politica de transportes aéreos com carácter de serviço público, reduzindo significativamente o custo dos transportes inter-ilhas e para o exterior, aumentando as indemnizações compensatórias às companhias que prestarem esse serviço. Esta é uma das possíveis interpretações da recomendação do conselho Europeu que propõe uma parceria reforçada para as regiões ultra periféricas, aumentando-lhes as ajudas ao sector dos transportes, fazendo com que as regiões ultra-periféricas passem a beneficiar de novas disposições relativas a procedimentos de execução das obrigações de serviços públicos de transportes.
Transportes Marítimos de Carga
Os Açores continuam a registar uma inflação bastante superior à do continente sem que tal se justifique. Não conseguimos compreender tal diferença, tendo em conta que o IVA nos Açores é inferior ao do continente, justamente para compensar o custo dos transportes de mercadorias. Para detectar e corrigir este problema, a JSD/Açores defende a criação de um observatório dos preços, que se encarregaria de identificar as particularidades de formação dos preços. É essencial também promover uma maior regularidade dos transportes marítimos de cargas às ilhas mais pequenas.
Transportes Marítimos de Passageiros
Lamentavelmente, depois de mais de 36 milhões de euros gastos, depois de nove anos de “barafunda” e “trapalhada”, depois de muitas promessas, o transporte marítimo de passageiros inter-ilhas está muito pior do que quando começou. Perdeu-se toda a credibilidade. O desânimo instalou-se e o único meio de ligação inter-ilhas, de custo acessível à juventude dos Açores, não funciona.
in: http://www.jsdacores.com/
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1 comentário:
Caro Cláudio, Fica registado! O meu problema, como deves calcular, não é falta de memoria! lol
Um Abraço
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