30 março, 2007

Rally de Portugal 1986

Caro Rui, este já tem o som original dos carros.
Ainda nos ralis, o terrível acidente no rali de Portugal em 1986.

Toivonen participou pela ultima vez na prova de Portugal vindo a falecer no terrível acidente no rali da Córsega.

Míticos do Grupo B (Rally)

29 março, 2007

Qual seria o nosso déficit?

Do pouco que sei sobre a matéria, mas que pretendo aprender, o tão falado déficit financeiro do país corresponde ao saldo (negativo) das finanças públicas.

De um lado somam-se as despesas que o Governo e Autarquias fazem com o investimento público (obras públicas) e os custos da manutenção de toda a máquina do Estado – salários, benefícios especiais e reformas da classe política e dirigente, dos funcionários públicos, das forças de segurança, dos serviços de saúde e de ensino, e todas as despesas correspondentes ao exercício dessas actividades.

Do outro lado somam-se todas as receitas geradas por aqueles serviços e pelos Impostos e multas aplicadas aos contribuintes.

Para os países da União Europeia foi estabelecido que o déficit não deveria ultrapassar os 3%. Mas esta percentagem incide sobre o PIB (produto interno bruto), que é toda a riqueza gerada pelo país, e não os resultantes da diferença entre os custos e as receitas do Estado.

Agora imaginemos esta situação aplicada aos Açores.

Alguém é capaz de adivinhar qual seria o déficit???

28 março, 2007

HOMENS LIVRES

Quando procurava uma definição adequada para “Homens Livres” (livres de pensamento) encontrei um texto em http://maltez.home.sapo.pt/Textos/queosrepublicos.htm, do qual extrai o seguinte:

...A autêntica ciência política, enquanto real ciência política, pode e deve permitir que pessoas livres, com diversas e contraditórias opiniões, assentes nos mais variados subsolos filosóficos, comuniquem entre si, através dos lugares comuns do conhecimento...."

"...Logo, os professores que querem ser mesmo professores e não acessores do poder, em nome de um pretenso governo de sábios ou de uma gerontocracia de notáveis frustados, não podem deixar de ser modelos de contrapoder, de espírito crítico, de homens livres, livres da finança, dos esquemas institucionais de subsídios, da tentação da imagem e da própria partidocracia".

"...As alturas do poder criam um jardim das delícias democráticas onde a demagogia dos discursos de quem, por dominar o poder pensa que conquistou a palavra, faz esquecer que a burocracia do aparelho do poder pode controlar disciplinadamente o poder espiritual.”

25 março, 2007

Março de 1957, CEE



Após a criação e os primeiros anos de sucesso da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), os países fundadores da Europa partiram para uma nova etapa do processo de integração europeia com a conferência de Messina. Em Roma, em Março de 1957, foram assinados pelos signatários da CECA os “Tratados de Roma”, que instituíram por um lado a Comunidade Económica Europeia (CEE) e por outro a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom). Ambos os Tratados entraram em vigor em 1 de Janeiro de 1958.

Estes dois últimos Tratados são regularmente designados por “Tratados de Roma”. Quando é feito referência ao Tratado de Roma entende-se apenas o mais significativo para a construção europeia, o tratado CEE.

O Tratado CEE refere que: "A comunidade tem como missão, através da criação de um mercado comum e da aproximação progressiva das políticas dos Estados-Membros, promover, em toda a comunidade, um desenvolvimento harmonioso das actividades económicas, uma expansão contínua e equilibrada, uma maior estabilidade, um rápido aumento do nível de vida e relações mais estreitas entre os Estados que a integram".

César afirma que a sua Politica não está a resultar.


Neste passado fim-de-semana desloquei-me à ilha de Jesus Cristo (Terceira) para um Reunião do PSD. Para meu espanto, não é que Carlos César também resolveu convocar "para este fim-de-semana, na ilha Terceira, os principais colaboradores do PS/Açores com responsabilidades nos órgãos regionais do partido, no parlamento regional e nacional, no governo e em algumas autarquias municipais"!
E mais, num acto de intimidação (considero eu), Carlos César e José Contente chegaram ao hotel, onde decorreu o conselho regional do PSD/Açores, num carro azul-escuro de marca Ford com condutor particular, e lá se “instalaram”.

Nesta reunião de César e seus "compadrios", foi feita uma análise da situação politica actual. O líder do PS/Açores, Carlos César, defendeu uma nova etapa da governação das ilhas, assente em projectos que "garantam mais resultados para desenvolver" o arquipélago.

Desta maneira, mostra que as acções do governo de César não estão a funcionar, nem a garantir os resultados desejáveis para o desenvolvimento dos Açores. Pelo discurso do próprio presidente do governo regional, podemos afirmar que é preciso mudar de estratégia para os Açores!
Não consigo perceber como é possível que dentro da própria estrutura do partido Socialista há quem diga que César tem uma “liderança eficiente e incontestável”, quando o próprio presidente defende uma alteração das políticas para a Região.

Dia do Estudante

Em 1961, a prisão de vários estudantes que participavam numa manifestação de estudantes contra a guerra colonial originou grandes tumultos em toda a comunidade estudantil. Vários movimentos de dirigentes estudantis organizaram se e fizeram um primeiro encontro em Coimbra, contrariando a proibição do Governo. Este encontro ocorreu em 24 de Março de 1962.

Como forma de retaliação, o governo de Salazar mandou encerrar a cantina e a Cidade Universitária foi invadida pela polícia de choque. Vários estudantes foram espancados e presos, desencadeando-se uma reacção de repúdio que levou a que fossem decretados o luto académico e a greve às aulas. Em 1987, a Assembleia da República deliberou que o dia 24 de Março fosse o Dia do Estudante.

24 De Março. Uma data importante.

Hoje, uma data que assinala e reforça a autonomia da comunidade estudantil perante os Governos e reconhece que os estudantes são parte fundamental no contributo para a construção do futuro.

Uma grande saudação a todos os estudantes dos Açores.

22 março, 2007

Parlamento Jovem

O meu amigo João todo "janota"!

Bem vindo Primavera

O mundo veste-se de verde para festejar o sol e a natureza. Plantam-se árvores, fazem-se passeios para locais pintados de folhas e recebe-se de braços abertos o tempo mais caloroso.
Esta quarta-feira celebrou-se o início da Primavera, o dia Mundial da Floresta e o dia Mundial da Árvore.

Por outro lado, temos um protocolo de Quioto em que os Estados Unidos da América e a Rússia não aderiram. Temos um Estado Português que excede a quantidade de emissões prevista no Protocolo de Quioto e para cumprir as metas aí definidas, a indústria terá de comprar direitos poluentes a companhias mais limpas.


21 março, 2007

Vereador socialista da Calheta (São Jorge) pode perder mandato

A notícia de hoje do Diário Insular e do Açoriano Oriental a mim, sinceramente, não me diz nada de novo e nada que já não pensasse. Foi apenas uma confirmação mas que merece ser aqui referenciada.
Ora segundo o insuspeito jornal, o vereador socialista (e deputado) da Calheta Rogério Veiros,

corre o risco de perder o mandato por ter alegadamente excedido o limite de faltas injustificadas permitidas.

A notícia, aparentemente, e segundo declarações na Lumena, apanhou o Sr. Deputado desprevenido. Este foi notificado pelo Tribunal Admnistrativo com base numa denúncia feita pelo Presidente da Câmara Municipal da Calheta.
Adianta ainda que já recorreu, argumentando que as faltas consideradas injustificadas tratam-se de matérias com a devida argumentação e justificação de ausência. Com ou sem justificação, o que é facto é que tem estado ausente dos assuntos camarários. E isso, para um candidato que já perdeu por duas vezes as eleições para a Câmara e parece disposto a disputar a terceira vez, é preocupante. Além do mais ainda tem a lata de dizer que o PSD o quer fora do Município. Como se ele tivesse algum pelouro ou responsabilidades de outra ordem além daquelas, inerentes, com quem lhe entregou o voto: o dever de fiscalização.
Acontece é que foi ele o fiscalizado, e por isso não me surpreende que os "arautos da Verdade, da honestidade, da transparência e da ética" afinal viram o seu próprio responsável máximo não dar o devido exemplo. A argumentação de que a actividade de deputado não lhe permitir ir às reuniões não colhe. Senão, o vice-presidente da Câmara e deputado Regional também teria o mesmo problema. O que não aconteceu!
A confirmar-se a ilegalidade da situação (pelo Tribunal, obviamente) e a perda de mandato do vereador, seria a primeira vez que tal aconteceria nos Açores...
Coerência Sr. Deputado, coerência...

20 março, 2007

(Oxigénio) ...monopólio, monopólio, monopólio... (Oxigénio)

Oxigénio é o que um velho companheiro diz faltar à nossa atmosfera regional. O que até tem razão. Ora veja-se:
Estava eu hoje a espera de uma aula de Politica Externa Portuguesa e conversava com vários amigos, um deles era uma Maquina que concordava com as minhas ideias e os outros eram uns europeístas que também concordavam comigo. O tema da nossa conversa era, como é possível vivermos asfixiados com tantos monopólios. É o monopólio das passagens aéreas entre o continente português e os Açores, o monopólio das passagens aéreas inter-ilhas, o monopólio da TV-cabo, o monopólio da electricidade, o monopólio dos transportes marítimos, o monopólio das gasolineiras e etc.…

Será que nos outros países existem assim tantos monopólios?

101

POST - 101

18 março, 2007

MARTE “Odyssey”


A sonda “Odyssey” deixou o planeta Terra em Abril de 2001, para desde então, pesquisar todos os vestígios de água em Marte.
A análise detalhada de imagens da superfície de Marte, enviadas pela sonda da Nasa “Odyssey”, revelou o que podem ser sete cavernas. Segundo os cientistas, as cavernas podem ser as únicas estruturas naturais capazes de proteger formas de vidas primitivas dos mais variados ataques, que assolam constantemente a superfície marciana.
A temperatura pode atingir máximos de 27 ºC, mas só no verão marciano e de dia. As temperaturas polares são da ordem dos -133 ºC e a média anual é da ordem dos -55 ºC.

17 março, 2007

Melhor autonomia

(...) Melhor autonomia não se ganha com temporárias transferências financeiras ou quando o Governo de Portugal entende agraciar-nos com o que chamam de solidariedade nacional.

Melhor autonomia ganha-se mostrando às gerações mais novas o caminho autonómico percorrido e com a constante procura de novas e melhores soluções.

O aperfeiçoamento da nossa Autonomia política e administrativa ganha-se garantindo uma maior e continuada participação da Região nos órgãos nacionais e europeus que promovem e decidem as políticas base do desenvolvimento.

in "Correio dos Açores" e "Diário Insular"

(em http://paralelosocial.blogspot.com)

16 março, 2007

Abraços GRÁTIS

Hoje recebi uma série de “Abraços Grátis” no centro da cidade de Ponta Delgado. Devo dizer que no princípio fiquei um pouco sem saber do que se tratava. Pensava que fosse para os apanhados ou algo dos YORN Insólitos (Vodafone). Depois é que percebi que se tratava de um evento que tem vindo a acontecer em diversas cidades Europeias, com o objectivo de aproximar as pessoas.

14 março, 2007

3000 visitas

Na meia dúzia de meses deste nosso Blog, que ainda com alguma timidez mantemos, já tivemos 3000 visitas, representando uma média diária de 16 visitantes. Na ultima semana o registo de visitas aumentou para uma média de 32 visitantes/dia, numa espectacular subida para o dobro da média dos 6 meses.
Da leitura destas estatísticas poderá deduzir-se que o conteúdo das nossas portagens tem interesse para os nossos visitantes. Mas mais importante que o numero de visitas é ter em consideração o conteúdo dos comentários de quem nos acompanha diariamente, mesmo que como anónimos ou utilizando um pseudónimo, numa constante aprendizagem do conhecimento, no respeito das ideias e opiniões individuais e da ética que deve comandar as nossas postagens e comentários.
Sem dúvida que se trata de uma complexa área onde muito temos que aprender e aperfeiçoar.

09 março, 2007

CONFIDENTIAL

Achei interessante ao post do meu amigo Rui Gamboa, maquinadelavax.blogspot.com, sobre uns documentos confidencias dos Estados Unidos da América, que agora foram desclassificados. O mais interessante é que um deles, um telegrama de KISSINGER, secretário de Estado norte-americano, refere-se ao acordo bilateral dos EUA com os Açores no que toca à base das Lajes, esta pretendia ser adquirida pelos Árabes, mais precisamente a Siria a quando do embargo ao petróleo.
O segundo, dirigido ao secretário de Estado norte-americano, sobre uma conversa de Vítor Cruz, pai (deduzo), relativamente à independência dos Açores.


1- "O 222327Z AUG 74
FM SECSTATE WASHDC
TO AMEMBASSY LISBON IMMEDIATE

S E C R E T STATE 185206



WILL YOU APPROACH GOP AT WHATEVER LEVEL YOU CONSIDER
APPROPRIATE AND ASK THEM WHETHER, IN FACT, THERE HAS BEEN
AN ARAB OFFER TO THE GOP OF DOLS 400 MILLION AND AN END TO
THE OIL EMBARGO IN RETURN FOR NON-RENEWAL OF AZORES BASE
RIGHTS. IF GOP CONFIRMS OFFER, DEPARTMENT WOULD APPRECIATE
YOUR FINDING OUT AS MUCH AS YOU CAN ABOUT IT. KISSINGER"



2 - "R 060852Z JUN 74

FM AMEMBASSY LISBON
TO SECSTATE WASHDC 9761

INFO AMCONSUL PONTA DELGADA UNN

C O N F I D E N T I A L LISBON 2300

SUBJ: AZORES INDEPENDENCE MOVEMENT

REF: (A) PONTA DELGADA 90; (B) STATE 116770


IN RECENT CONVERSATION WITH EMBOFFS, FORMER NATIONAL
ASSEMBLY DEPUTY FROM SAO MIGUEL, MOTA AMARAL, SAID
HE HAD BEEN APPROACHED BY ONE VITOR CRUZ AND GIVEN
COPY OF MANIFESTO OF "AZORES INDEPENDENCE MOVEMENT"
(AIM). JOKING, HE SAID THAT IF SAO TOME AND
PRINCIPE ARE TO BECOME INDEPENDENT, WHY NOT AZORES.
HE THEN ADDED THAT WHILE AT SOME TIME IN THE FUTURE,
DEPENDING ON WHAT HAPPENS IN PORTUGAL, IT MIGHT BE
WORTH THINKING ABOUT INDEPENDENCE FOR THE AZORES,
HE ADVISED THAT AIM SHOULD NOT BE TAKEN SERIOUSLY
AT PRESENT. HE NOTED ALSO THAT, IN CONTRAST TO
PORTUGUESE FARICAN TERRITORIES, THE INHABITANTS
OF THE AZORES ARE, AFTER ALL, PORTUGUESE. HE
WAS MUCH MORE INTERESTED IN THE PROSPECTS OF THE
CENTRIST POPULAR DEMOCRATIC PARTY, OF WHICH HE
ALONG WITH BALSEMAO AND SA CARNEIRO IS ONE OF THE
LEADERS, AND THE PARTY'S NEED TO STEP UP ITS
ORGANIZING ACTIVITIES IF IT IS TO COMPETE SUCCESSFULLY
WITH THE LEFT AND WIN ELECTIONS IN PORTUGAL

CONFIDENTIAL"

08 março, 2007

Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher

São tantas as iniciativas e os temas em destaque neste dia internacional da mulher – desde o combate à discriminação e a todos os tipos de violência, passando pela reivindicação da igualdade de oportunidades e direitos – que fico sem palavras para

evocar nesta efeméride.

Prefiro

Olhá-la como o mais belo ser que no universo Deus criou...

Recordá-la como a mãe que ao peito o filho amamentou...

Senti-la como a namorada que me atura e me consola...

Querer - la como esposa compreensiva e carinhosa...

Imaginá-la comigo e nós como avós com os netos brincando.


Um viva a todas as mulheres de boa vontade.




Dia Internacional da Mulher






Ser mulher, vir à luz trazendo a alma talhada
para os gozos da vida, a liberdade e o amor,
tentar da glória a etérea e altívola escalada,
na eterna aspiração de um sonho superior...!

Ser mulher, desejar outra alma pura e alada
para poder, com ela, o infinito transpor,
sentir a vida triste, insípida, isolada,
buscar um companheiro e encontrar um Senhor...

Ser mulher, calcular todo o infinito curto
para a larga expansão do desejado surto,
no ascenso espiritual aos perfeitos ideais...

Ser mulher, e oh! atroz, tantálica tristeza!
ficar na vida qual uma águia inerte, presa
nos pesados grilhões dos preceitos sociais!





Ser mulher

Gilka Machado



07 março, 2007

Apenas alguns dos melhores




Em 7 de Março de 2007, a RTP completa cinquenta anos de emissões contínuas do serviço de televisão.
São cinquenta anos de importantes mudanças, em Portugal e no Mundo. Cinquenta anos recheados de grandes momentos de informação, entretenimento e cultura.

"O Renascimento foi há 50 anos. 5 décadas de um futuro que se oferece, como o presente... que é eterno. Para sempre a memória. De um país tornado mundo no olhar que se fez novo, no saber que foi notícia, no mostrar que abriu as portas ao Portugal que somos".


São apenas alguns dos que me marcaram durante os meus 21 anos de vida, para alem destes existem muitos mais.

Finalmente!



Duarte Ponte, secretário regional da economia, reconheceu ontem na ARLA, que os horários para a Graciosa eram maus e resolveu fazer alterações, incluindo a Graciosa na rota dos Ferry com 4 toques para a Graciosa, a serem efectuados ao domingo, segunda, quinta e sexta-feira.
Finalmente o governo regional dos Açores levou a mão á consciência e percebeu que há uma grande falha nos transportes marítimos.

Será que percebeu também que a base do desenvolvimento reside nos transportes?
Terá sido fruto da ida do PSD a Graciosa?

El Açor


Na oitava edição do festival internacional de tunas, “El Açor”, passarão pelo palco do Coliseu Micaelense a convite da tuna masculina da Universidade dos Açores, os Tunídeos, cerca de 300 estudantes em representação de 10 tunas diferentes.

Os Tunídeos, que desde 2000 organizam o festival, recebem no próximo fim-de-semana sete tunas do continente que disputarão entre si títulos individuais como o de “Melhor pandeireta” e “Melhor porta-estandarte”, para além do ambicionado prémio de “Tuna mais Tuna”.
“É um festival que traz muita alegria e vida a Ponta Delgada”
Berta Cabral

Mourinho mete ordem




O FC Porto foi afastado dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ao perder por 2-1 com o Chelsea, em encontro da segunda "mão" dos "oitavos", realizado em Stamford Brigde, em Londres.
Eu não sou portista, mas no entanto tinha gosto em que o porto tivesse ganho. Mas fiquei, na mesma, feliz pelo Mourinho.

Feira do Livro



O Núcleo de Estudantes de Sociologia está a organizar uma Feira do Livro sobre temáticas relacionadas com os cursos ministrados pela Universidade dos Açores. O evento terá lugar nos dias 6 e 16 de Março, no Hall do Edifício do Complexo Científico do campus de Ponta Delgada.

06 março, 2007

Coisas que não se esquecem! Tenham VERGONHA

"JS vai propor que o dia 1 de Abril (DIA DAS MENTIRAS) passe a ser considerado Feriado Nacional – dia em que se comemora o Primeiro Aniversário da Coligação Governamental PSD/PP ".

A Juventude Socialista vai propor a todos os partidos que doravante o dia 1 de Abril, conhecido em Portugal como dia das mentiras, passe a ser considerado também Feriado Nacional (...). Assim, para além do Dia 1 de Abril passar a ser considerado Feriado Nacional, propõe-se ainda que todos os Diários da República a serem publicados dia 1 de Abril sejam feitos em cor laranja com um cantinho a azul e amarelo (...).

TENHAM VERGONHA! EFECTIVAMENTE, NEM TODOS SABEM FAZER POLITICA!

ISTO É RIDICULO..... É VERGONHOSO.... É tudo e mais alguma coisa que não ser éticamente correcto...... não é assim que ganham credibilidade e a confiança da Juventude......

(as pessoas não se esquecem de nada).....


05 março, 2007

A unanimidade obrigatória ou o Conselho de Estado e a entrevista tarouca?

Pressupondo como estarão as relações entre ambos, imagino como foi o relacionamento entre Alberto João Jardim e Carlos César no Conselho de Estado que aprovou, " por unanimidade", a dissolução do Parlamento madeirense, na sequência do pedido de demissão do Presidente do Governo Regional da Madeira em protesto pela aprovação da Lei das Finanças Regionais, depois de Carlos César ter chamado de "Tarouca" à entrevista que João Jardim deu no programa RTP-Grande Reportagem.

€ € € e mais € €

S.R. DA EDUCAÇÃO E CULTURA Portaria n.º 245/2004 de 13 de Abril de 2004 Considerando que compete à Secretaria Regional da Educação e Cultura a execução das políticas de juventude com as diversas instituições; Considerando que a ASDECTA – Associação para o Desenvolvimento Cultural e Turístico dos Açores é uma instituição cujo objecto visa a promoção de actividades de diversa índole; Considerando que a ASDECTA tendo vindo a promover programas de incremento à dinâmica juvenil, por intermédio da divulgação do associativismo juvenil açoriano; Considerando que a ASDECTA, solicitou um apoio financeiro para a manutenção da divulgação dos diversos programas relativos ao associativismo juvenil (. . .) manda o Governo da Região Autónoma dos Açores, pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, atribuir um subsídio de € 120.000,00 à ASDECTA – Associação para o Desenvolvimento Cultural e Turístico dos Açores.

Na altura em que eu era presidente da FRAESA, levei cerca de um ano para receber o apoio para o congresso da Federação que foi orçamentado em cerca 800€.

02 março, 2007

Ficção ou realidade?



Local da cena - Freguesia das Calhetas, concelho da Ribeira Grande.

Ano – 2007

Actores duas jovens mães, uma delas carregando o filho ao colo, uma mulher de meia-idade, um homem (Presidente da Junta de Freguesia) e alguns figurantes.

Cenário balneares do polidesportivo da freguesia.

Adereços – alguns móveis de casa de habitação.

RealizaçãoRTP-Açores (telejornal de 1/3/2007)

Argumento: - Por falta de habitação condigna, duas jovens famílias com filhos pequenos ocupam os balneares do polidesportivo, onde passam a residir (uma das famílias já ali mora há seis meses). O Presidente da Junta de Freguesia decide e corta – lhes o acesso à agua. A mulher de meia-idade, mãe da jovem mãe de 19 anos de idade, protesta violentamente. O Presidente da Junta de Freguesia lamenta-se e diz que o Governo Regional nada faz pela sua freguesia.