29 maio, 2007

Tenho vergonha! ... Onde anda a nossa língua?

"O Gabinete de Avaliação Educacional justificou hoje a ausência de penalização de erros ortográficos na parte das provas de aferição dedicada à interpretação de texto com a necessidade de se "avaliar separadamente diferentes competências" da língua e "traçar estratégias distintas".Em declarações à agência Lusa, o director do Gabinete de Avaliação Educacional, Carlos Pinto Ferreira, explicou que a prova de Língua Portuguesa dos 4º e 6º anos testa a compreensão de texto, o conhecimento da língua e a expressão escrita, competências avaliadas em separado para permitir aos serviços da tutela identificar as lacunas dos alunos em cada uma.
Não faz sentido penalizar a incorrecção ortográfica na primeira parte, quando o que se pretende perceber é se o aluno compreendeu ou não o texto. (...)"
IN:Publico



Tal como ilustra a figura com este bébé, eu também sinto vergonha por pertencer a este país, dirigido por estas pessoas, por este gente sem competência e que colocam em causa parte da nossa identidade cultural - A NOSSA LÍNGUA!
Reitero este comentário que li: "Como é que se pode eliminar o cancro no ensino se ele está instalado no Ministério. Nem tenho palavras para avaliar esta aberração de avaliação. O que é escrita ? O que a valida? Se é para não considerar o escrito, então faça-se uma oral para ver se percebeu o texto. Um texto com erros ortográficos e de construção não vale nada pois não exprimiu o pensamento"

Tenham vergonha.

Tenho dito!


Rómulo M. Ávila


Um novo Portugal

Dia dos Açores

Aonde: Pico (e os Açores?)
Como: Com os políticos (e o povo Açoriano?)
Quando: No dia do Espírito Santo (e as tradicionais festas do Espírito Santo?)
Para: Homenagear Nelly Furtado, Pauleta e Jaime Gama ( Jaime Gama, qual a sua ligação aos Açores?)

25 maio, 2007

Assembleia da NATO


Hoje começou a assembleia da OTAN ou NATO, (como preferirem), na Região Autónoma da Madeira. Tudo indica que o debate irá ser gerido em torno da instalação de um sistema anti-míssil na Europa de Leste por parte dos Norte Americanos.
A NATO, hoje em dia já não tem como principal objectivo a politica de "Contenção" de Truman, desenvolvida logo após a II Guerra Mundial. Já não existe a bipolarização do mundo, nem uma União Soviética fria e calculista nas suas políticas. A NATO depara-se com novos desafios, que passa essencialmente por, uma política de "Anti-terrorismo". Vem também desempenhar o papel de defesa da Europa, uma vez que esta tem uma PESD (Politica Europeia de Segurança e Defesa) muito rudimentar.
A NATO já ultrapassou há muito as barreiras da zona do Atlântico, e com isso países do leste da Europa têm tido uma aproximação a Aliança. Com as intervenções foras de portas como no Afeganistão e no Kosovo, o seu papel é cada vez mais preponderante no palco Internacional.
Agora cabe aos líderes Europeus escolher entre a NATO e a PESD, bem como aos membros da Aliança Atlântica definirem o seu papel no novo cenário das Relações Internacionais.

23 maio, 2007

22 maio, 2007

Cartão Inter-Jovem para quando?


Com o aproximar do verão e das férias, muitos jovens já se encontram á espera de adquirir o Cartão Inter-Jovem. Neste momento existe uma completa ausência de informação sobre o cartão.
Há dúvidas quanto aos protocolos ainda por assinar e, face à publicidade feita ao cartão, é, no mínimo, indispensável que sejam dadas garantias do seu lançamento, coisa que ainda não se sabe para quando.

20 maio, 2007

A Geopolitica

"Toda a vida do Estado tem as suas raizes na terra, numa terra marcada por três elementos fundamentais: a situação (Lage), o espaço (Raum) e a própria fornteira (Grenze)"
Friedrich Ratzel

18 maio, 2007

E os marinheiros ?



Durante este mês de Maio celebra-se o dia da Marinha Portuguesa. O local escolhido para as comemorações foi os Açores.

A armada Portuguesa é constituída por 42 embarcações de superfície e 3 helicópteros dos navios da classe "Vasco da Gama". Também fazem parte dois submarinos o "Delfim" e o "Barracuda", ambos com cerca de 35 anos.

Os Navios mais recentes da armada portuguesa são os da classe "Vasco da Gama" que foram adquiridos em 1991, também da mesma data existe os da classe"Agos", lanchas rápidas de intervenção.

Mais recentemente foram adquiridos, em 2001, quatro lanchas rápidas de fiscalização da classe "Centauro". Todos os restantes navios têm mais de 40 anos na marinha portuguesa, e praticamente todos foram adquiridos em segunda mão.

Esperemos que haja marinheiros para os tripular!

16 maio, 2007

A nossa realidade..

A declinante competitividade portuguesa.

Segundo o Institute for Management Development, Portugal perdeu dois lugares no ranking de competitividade internacional (2006/2007), passando 37º para o 39º lugar, no total dos 55 países que foram objecto de estudo.

(...)

Efervescências da nova esquerda

Sob a batuta do “engenheiro” José Sócrates, 2006 representou para nós a maior quebra do poder de compra dos últimos 22 anos!

De acordo com o relatório da Comissão Europeia, o Público refere que seria necessário recuar ao ano de 1984 para se encontrar uma quebra mais acentuada do poder de compra, cuja inflação atingia a expressiva marca de 25%.

Deste modo, a nova esquerda faz da penalização das remunerações o principal motor do combate ao défice! A “lógica” perece ser única: apertar ainda mais o cinto a quem trabalha, seja nos ordenados, na saúde ou na justiça.

Entretanto, por cá apregoa-se milhões em projectos, estudos e subsídios, cujo cintilar garante a vida a quejandos, fomenta cumplicidades e muitos silêncios, mas que inevitavelmente concorrem para a degradação da própria Autonomia.

Quanto a investimentos verdadeiramente reprodutivos nicles, mas em compensação contratam-se novos assessores e colaboradores para isto e para aquilo. As Sociedades Anónimas proliferam como cogumelos, dando emprego e benesses a uns em detrimento de outros! Pobre Povo este que tudo consente!

Finalmente, no que toca às relações com os camaradas do rectângulo, o “autonomista” Carlos César, que há pouco tempo elogiava as virtudes do “maestro”, decidiu agora queixar-se a Cavaco sobre o “défice autonómico” de que sempre se queixou Mota Amaral e João Jardim! Enfim, efervescências da nova esquerda…



Excerto do texto do meu colega Rui Ramos

Pois é meus senhores...
Alguem poderá chamar a atenção ao Sr. Primeiro Ministro? Não há emprego, os juros sobem, os ordenados estão congelados, impostos a aumentar, enfim... é o diabo...

Em relação a Carlos Cesar... As palavras acima dizem tudo.

A FRIEZA DOS NÚMEROS.

(...) O problema da pobreza nos Açores é bem elucidativo na preocupação dos responsáveis pelo Banco Alimentar contra a fome em S. Miguel quando apelam “à coragem e bravura de muitos heróis que durante o ano conseguem fazer chegar alimentos a muitos milhares de pessoas carenciadas ”. Informações divulgadas pelo Banco Alimentar de S. Miguel dizem que em 2005 foram distribuídos 250.000 kg de alimentos por 1700 famílias e que em 2006 o número aumentou para 286.000 kg de produtos alimentares que beneficiaram 2.310 famílias, números que poderão aumentar em 2007.


É nos Açores que se regista a maior percentagem de beneficiários do rendimento de inserção social (rendimento mínimo), sempre num crescendo que não pára. É assustador a forma como estes números têm vindo a aumentar nos Açores. Se em Maio de 2004 havia 1 253 beneficiários, em Fevereiro do ano seguinte já eram 11 451 para no princípio de 2006 serem 17.196. Em Fevereiro deste ano perto de 17.800 pessoas viviam do rendimento de inserção social, o equivalente a 7,6% da população portuguesa residente.


A frieza destes números é um grande indicador da dura realidade do dia a dia de muitas centenas de famílias açorianas. (...)


Cláudio Borges Almeida

In "Correio dos Açores" e "A União"

Pode ler-se na integra em paralelosocial.blogspot.com

15 maio, 2007

Sócrates nos Lusíadas

As equivalências e os termos assinados,
Que na ocidental raia Lusitana,
Por cursos nunca antes frequentados,
Passaram ainda além dos seis dias da semana,
Em betão armado e pré-esforçado,
Mais do que prometia a desfaçatez humana,
E entre gente bem mais douta edificaram
Novo currículo, que tanto sublimaram;

E também as notícias gloriosas
Daqueles feitos, que foram omitindo
A Lisura, a Hombridade, as Virtudes valerosas
Das corporações que foram destroçando;
E aquele, que por obras viciosas
Se vai da lei da respeitabilidade libertando;
Sobranceiro, entre pares, no plenário,
Cantarei, se a tanto me ajudar o engenho sanitário.

Autor desconhecido

E agora?

Uns dias mais tarde

-Eh pá, o barco avariou a caminho de Santa Maria. Lá vão eles falar mal de novo...

- Que queres? Fizemos tudo à pressa para eles não falarem mal e agora levamos com as consequências.

- Opa que querias que fizéssemos? É verdade, apenas tentamos empatar tempo.

- Olha azar o vosso. Cá para mim essas inspecções foram muito mal feitas. Mal chegou e já avariou.

- Vamos lá ver se eles não ligam muito a isto…

14 maio, 2007

Boas Festas

10 maio, 2007

Jogos de palavras...

"Esta obra, foi, é, e será, a maior obra em Ponda Delgada nas ultimas décadas...."

Há cada um que tenta com jogos de palavras, ganhar eleitorado onde já viu que não consegue... Deixo à imaginação de cada um o autor destas tão lindas palavras...

09 maio, 2007

Mais um tacho...

"... Autorizar a adjudicação, por ajuste directo, do contrato de avença com a Licenciada Raquel Joana Lopes dos Santos Rodrigues, tendo em vista a prestação de serviços à Direcção Regional das Comunidades, no Gabinete do Intercâmbio Cultural Comunitário (GICC), em Angra do Heroísmo, no âmbito do Projecto de Revista, programação e planificação de eventos culturais, o tratamento de newsletters e comunicações e divulgação das actividades culturais, artísticas, sociais, económicas, políticas e cívicas de todas as comunidades, no âmbito das competências da DRC, pelo valor total estimado de € 7.842, 00 (sete mil oitocentos e quarenta e dois euros) a que acresce IVA à taxa legal, pelo prazo de seis meses, tacitamente renovável por iguais períodos, com início a 1 de Abril de 2007;"...

Raquel Joana Lopes dos Santos Rodrigues, não é nada mais nada menos que a filha da Directora Regional da Educação... Mais um tacho portanto, mais um pago com o dinheiro dos Açorianos...
E onde saíu esta notícia na Comunicação Social?! Rádios... TV...Jornais... NADA!
Complacente como sempre, promíscua como conhecemos, os media corrompem-se inacreditavelmente com o poder político...
Alguém com bom senso é capaz de justificar esta nomeação?

9 de Maio de 1950


O dia 9 de Maio do ano de 1950 foi a data em que o Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, Robert Schuman, apresentou um proposta relativa a uma organização da Europa, com fundamento na união do carvão e do aço, tendo em vista evitar uma nova guerra entre os povos da Europa. O Declaração de Schuman é considerado o acto de nascimento da União Europeia. Passando a ser o dia 9 de Maio, o dia da Europa.
Vivemos numa Europa com cerca de 500 milhões de habitantes, com 27 Estados Membros, numa Europa onde prevalece disparidades económicas entre os seus membros.
Cabe-nos, a nós cidadãos Europeus, contribuir para uma melhor Europa com base na democracia e nos direitos fundamentais do homem. Uma Europa, que não seja a Europa do Subsidio, mas sim, da Liberdade da Fraternidade e da Igualdade.

07 maio, 2007

Parabéns, Direita!


Na França, o candidato de direita à presidência francesa, Nicolas Sarkozy, venceu a segunda volta das eleições com 53 por cento dos votos, uma vantagem de seis pontos em relação à candidata socialista, Segolène Royal.

Na Madeira, o PSD obteve 90.339 votos nas eleições legislativas regionais antecipadas madeirenses, alcançando uma percentagem de 64,2 por cento dos votos, o segundo melhor resultado do partido no arquipélago desde 1976, e conseguindo eleger 33 dos 47 deputados da Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Parabéns PSD/JSD da Madeira....


Duas grandes vitórias da Direita. Afinal os valores e os ideiais da Direita estão aí para ficar e ainda há quem os prefira para continuar a erguer o mundo, para continuar a projectar o futuro, trabalhando no presente.

Vamos continuar com garra e paixão! :P
RMA

06 maio, 2007

OTL... mas não para todos

Não faço a mínima quem fez estas regras, e sinceramente pouco me interessa quem as fez, mas esta de não ser possível jovens com mais de 25 anos poderem se inscrever no programa de ocupação de tempos livres, é que não entra na cabeça de ninguém. Eu faço parte deste grupo (sim, porque não sou o único estudante com mais de 25 anos a estudar na universidade dos açores e que deseja ocupar o seu verão). Gostaria de também ter um programa para mim. A minha única solução seria (sim, seria pois consegui arranjar um projecto para desenvolver durante o verão) a inscrição no centro de emprego, algo que poderia ser muito moroso (provavelmente só iria ter resposta quando... o verão acabasse). Se querem fazer as coisas, pelo menos percam um pouco de tempo a notar que, hoje em dia, os jovens mantêm-se nas universidades até mais tarde (no meu caso, decidi mudar de curso aos 22 e agora estou a finalizar) e não deverão ser penalizados por isso. São jovens válidos comos os outros e se acham que na idade acima referida, já não deviam fazer parte de programas de jovens, então tenham ideias para fazer um outro tipo de programa para esta faixa etária, já que não acho correcta esta discriminação. Se o problema é o facto de ser estudante, existem declarações para comprovar a situação de cada um.

Governo Regional em São Jorge

A visita do Governo Regional à ilha de São Jorge trouxe consigo, um conjunto de promessas que são importantes para os dois concelhos e para a economia das freguesias mas também traz consigo como que uma segunda intenção, que me parece, com estes investimentos, lançamentos de 1ªs pedras, trocas de elogios, grande feedback de São Jorge na ComunicaçãoSocial, cada vez mais evidente: Carlos César quer ganhar, pela primeira vez, a Ilha de São Jorge.
São Jorge é, em todas as eleições, uma ilha crónica para as hostes socialistas. O PSD nunca perdeu a maioria dos votos que detêm comparativamente com o Partido Socialista.
Esta "carta de boas intenções" que o Governo nos veio trazer, parece-me, portanto, ser a derradeira tentativa de César tentar conquistar a população Jorgense. Isto acontece por motivos óbvios: César faz em 2008 o seu último mandato (é quase certo que se recandidata) e pretende ganhar onde nunca o conseguiu para mostrar a Sócrates que os Açores estão todos com ele (é provável que vença), ao contrário do Arquipélago da Madeira.
Se não, Veja-se:
  • Construção de 2 novas fábricas (Finisterra e Beira) com a dos Lourais quase concluída;
  • Há a possibilidade de, após o estudo feito pela ANA (só concluído em 2008), ser feita a ampliação da pista do aeródromo de S.Jorge (primeiro faz-se a aerogare e depois a ampliação da pista?! Há com cada uma….)
  • Este ano, provável início da construção da Escola Básica e Secundária (passará a Primária também) das Velas e em 2008 a da Calheta;
  • Investimento na ordem dos 600 mil euros na reabilitação da estrada regional n.º 2-2.ª, acesso à vila do Topo, incluindo o Caminho Velho, numa extensão de 2,4 quilómetros ;
  • Repavimentação do Porto de Recreio da Calheta e construção de uma Gare Marítima de passageiros;
  • Abertura de um concurso público referente à obra de Protecção Costeira da Falésia adjacente ao Porto do Topo, num montante estimado de 600 mil euros.
  • Criação de dois novos postos, em 2008, RIAC (Rede Integrada de Apoio ao Cidadão) no Norte Grande e Topo a acrescentar ao recém-inaugurado na Calheta (confesso que ainda não percebi a utilidade de um centro desses, na sede de concelho onde já existem serviços admnistrativos que desempenham as mesmas competências; justifica-se, sim, em zonas em que estes não estejam facilmente acessíveis, pelo que a abertura de postos no Topo e Norte Grande é sim uma medida positiva
  • Reforço nas instalações da Associação Agrícola etc…

Se isto não é uma tentativa deliberada de satisfazer os Jorgenses então não percebo bem o que seja. Aplaudo, obviamente, os investimentos feitos em São Jorge e penso que estas decisões pecam por tardia. Mas trata-se da missão do Governo, pelo que é preciso considerar estes investimentos como reivindicações nossas, não como ofertas nem presentes envenenados! Devemos lutar por aquilo a que temos direito, não andar a pedir para que tenhamos direito à igualdade de oportunidades e por uns tostões (que é o comparado a investimentos em outras ilhas).

Estou vendo é que para o ano, vai ser um ano rico em inaugurações, e mais lançamentos de primeiras pedras...

05 maio, 2007

Lisboa em crise

Os vereadores do PSD, na Câmara Municipal de Lisboa, vão resignar o seu mandato, obedecendo a disciplina partidária imposta por Marques Mandes. O líder do PSD, na sequência da sua politica interna do partido, veio a declarar que o Prof. Carmona deveria de renunciar o cargo de presidente de Câmara e provocar eleições antecipadas com excepção para a assembleia Municipal. Carmona, no seu discurso, afirmou que seria o “ultimo a abandonar o barco”. Isto diz tudo, Carmona como independente não obedece à disciplina partidária, ficando Marques Mendes e o PSD desautorizado.
Paula Teixeira da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, é um dos nomes traçados no perfil do líder do PSD. A presidente da Distrital do PSD de Lisboa é vista como uma potencial candidata ao PSD no próximo congresso. Mendes para “travar” Paula Teixeira da Cruz coloca-a à frente da autarquia e assim não seria candidata a liderança do partido.

01 maio, 2007

Ligeira sensação de que...


Tenho a ligeira sensação de que José Mourinho vai perder tudo! Já lá vai o campeonato, agora a Liga dos Campeões e, não sei não, a Taça de Inglaterra! Apenas um troféu, a Taça da Liga Inglesa frente ao Arsenal.

1 de Maio


Como sou escuteiro em São Vicente, aqui fica o nosso "Maio". Espero que a mensagem tenha passado a quem de direito.