25 setembro, 2006

Uma JSD/Açores com futuro

Aqui está hoje uma JSD, que pautando a sua irreverência, que incomoda os acomodados, tem pela frente um governo partidarista, um governo que só governa para os seus, um governo que abafa a sociedade civil e um governo órfão de César. A JSD/Açores precisa de ganhar a cada dia que passa a credibilidade junto da nossa sociedade. Temos de ser reconhecidos perante a nossa sociedade, como geradores de confiança, como impulsionadores do futuro.

Temos de voltar todos, a sermos a chama que incendiará as vitórias do Partido Social Democrata na Região Autónoma dos Açores. Temos a obrigação, de fiéis aos nossos ensinamentos e os nossos princípios, dar a resposta certa, no momento certo, aos Açorianos e Açorianas, que já começam a ver no Partido Socialista uma fonte esgotada, sem ideias, dependente de um homem só.
O que os Açores exigem de nós é mostrarmos capacidade de governação, arrojo nas propostas, coragem nos problemas e nas situações, sensibilidade para entender e atenuar as dificuldades sociais.

Enfrentamos agora um novo ciclo. Quanto a mim, este é o ciclo das pessoas, do ser humano entendido na sua componente familiar, social e profissional. É o ciclo da requalificação do emprego, do reforço das políticas sociais e das políticas da família. É o ciclo em que não podemos desvirtuar a educação como pilar fundamental, o desenvolvimento como bandeira crucial, proporcionando bem-estar e qualidade de vida às gentes da nossa terra.
Temos de ser aquela JSD/Açores do futuro, da acção, da coragem, da verticalidade de, olhos nos olhos, sentirmos os reais problemas da nossa gente. Rua a rua, freguesia a freguesia, concelho a concelho, cidade a cidade, ilha a ilha, não podemos contar com a JSD para o “facilitismo”, não podemos contar com esta Jota para “inventar mentiras”, não podemos contar com esta Jota para colocar o interesse geral abaixo do interesse pessoal. Temos de contar com aquela JSD da mobilização, do diálogo, da coerência, mas sobretudo uma JSD que garante uma sociedade mais justa e mais próspera para todos os nossos concidadãos.
A JSD não deve desviar-se daquele que é sempre o seu objectivo prioritário: Vencer! Vencer sempre em qualquer combate eleitoral. Quero uma JSD que assume a sua função política, mantendo-se atenta e mobilizada para a luta política e para os desafios eleitorais que se vão desenhando no horizonte. Devemos igualmente, mantermo-nos críticos e criativos, reivindicativos e exigentes, capazes de contribuir para os impulsos de renovação e de mudança e para as soluções políticas que melhor se ajustem aos interesses e expectativas dos jovens Açorianos.
Temos agora de estar à altura da rapidez e profundidade das transformações sociais e económicas que são uma característica marcante do mundo de hoje. Temos de actualizar as nossas respostas, renovando a nossa matriz de pensamento, a nossa maneira de fazer política e as políticas que propõe como programas de acção para o futuro. Isto não significa que o nosso quadro de valores tenha mudado. Significa que a forma de os levar à prática tem de ser adaptada às circunstâncias do presente. Renovar a nossa matriz política significa trabalhar os nossos princípios para os fortalecer, para que no futuro continuem a ser mobilizadores. Acredito, que os sociais-democratas dos Açores estão empenhados na construção de novas ilhas modernas, coesas e desenvolvidas, nunca esquecendo a unidade regional e o desenvolvimento harmónico dos Açores.


Como qualquer grande partido em democracia, temos momentos de alternância, em que nos devemos preparar, mas também temos momentos em que temos que assumir a responsabilidade de governar. Esse tempo há-de chegar quando tivermos preparados. Cabemos a nós, com união, a preparação deste futuro que começa já no domingo à tarde, depois da sessão de encerramento deste congresso
A juventude sempre desempenhou, ao longo da história, um papel de vanguarda nas grandes modificações da sociedade. Pela sua generosidade e disponibilidade, pela sua contínua insatisfação face ao que consideram injusto, nós os jovens, temos estado na linha da frente dos mais importantes combates pela Liberdade e Democracia. Haja necessidade de dar um passo em frente para defender uma causa, e aí estarão os jovens a corresponder a esse apelo.

A Juventude dos Açores merece o melhor, merece a dedicação, o trabalho, o amor, a imaginação, o diálogo, a preocupação e a esperança que todos demonstramos ao colocar o nosso serviço a favor do futuro da nossa terra.
Quero uma JSD que não vacile face aos interesses instalados, que não hesite nem recue perante os problemas e dificuldades, que fale verdade, decida com coragem e execute com determinação.

Nós, jovens desta terra, sabemos que os erros de hoje poderão hipotecar o futuro da nossa e das gerações vindouras. Conhecemos muito bem a Juventude nas suas várias especificidades, não se deixam levar por falinhas mansas. Deixam-se levar pelo amor e dedicação à nossa terra, pelo amor às nossas gentes e à terra que nos viu nascer. Nós, jovens saberemos dar a energia vital a um povo que espera sempre mais e melhor. E para isso, estamos aqui unidos e renovados, com novas pessoas, novas bandeiras, novos projectos, para continuarmos na rota do progresso e do nosso bem-estar.

A Juventude Social Democrata é a maior organização política de juventude, temos uma forma de ser e de estar muito particular. Ao contrário de outros, nós não temos uma visão abstracta e redutora da política, como a Juventude Socialista que tem durações meramente “pré-eleitoralistas”; Isto não é demagogia gratuita é realidade – só ouvimos falar da JS quando chega às eleições, depois passam a vida a reboque dos outros, e do Governo Regional, fazendo um trabalho parlamentar lamentável, e até aproveitam o parlamento para falar e a atacar a JSD. É triste e vergonhoso.

Vamos prosseguir. Não fazemos política para agradar seja a quem for, muito menos aos nossos adversários. Concentramos a nossa acção política nos açorianos e nas açorianas, no bem comum das nossas gentes.
O nosso objectivo partidário é trabalhar, trabalhar muito, nos Governos, nos Parlamentos, nas Autarquias, nas Assembleias de Freguesia e em todas as instituições onde os nossos Militantes e Simpatizantes estão activamente presentes.
Sei que o tempo é escasso para o muito que temos de fazer. Hoje não temos alternativa que não seja fazer bem e depressa, porque esta é a altura certa de analisar, de reflectir, de mudar, de projectar e de alicerçar.
Quero terminar dizendo que……política sem sonho, sem ousadia, sem coragem e sem motivação não é para os jovens que eu conheço.


Rómulo Medeiros Ávila

1 comentário:

Rodrigo disse...

Estar,hoje em dia, em dedicação à causa da política e principalmente através de uma organização como a JSD, não é uma tarefa fácil.
E nos Açores, com as dificuldades geográficas e, principalmente, com a ditadura de César, mas dificil se torna a tarefa.
Tenho confiança na JSD Açores para com Trabalho, Convicação e Credibilidade ajudarem os Açores, os Açorianos, nomeadamente os Jovens a terem um Futuro melhor!
Conheci recentemente o Cláudio e o Rómulo, são dois Jovens que dão garantias que através da JSD os Jovens Açorianos podem ter esperança no Futuro!

Abraço