22 agosto, 2007

Vindimar




Sábado passado, passei a tarde toda a vindimar em casa do meu pai uma latada de vinha. Os meus amigos ficam desde já convidados a ir tomar um vinho doce ao café do meu pai nos próximos 4 a 5 dias, porque depois, a partir daí já não é muito doce. Daqui uns 5 a 6 meses estão convidados a ir tomar um vinho abafado.

19 agosto, 2007

Desilusão total.



O Benfica empatou contra uma equipa que veio da Divisão de Honra, é algo inacreditável para uma equipa que pretende ser campeão nacional e ter uma boa prestação na liga dos Campeões.

Esse Benfica que jogou ontem é o tal que tem a melhor equipa dos últimos 9 anos? É o Benfica que quer ganhar a Liga dos Campeões? É o Benfica que quer ser campeão nacional? Não me parece!

Adquiriu-se tantos jogadores neste início de época, muitos ocupam a mesma posição, e neste jogo joga-se apenas com um central de raiz. Falta jogadores para as posições certas. Deixou-se sair Simão Sabrosa, Manuel Fernandes e Miccoli, 3 peças fundamentais da equipa.

A culpa será do treinador ou será do presidente que está mais preocupado em denunciar os apitos vermelhos e dourados e em criar guerras com o Pinto da Costa do que se preocupar com a equipa?!

14 agosto, 2007

A arca de Noé e o comandante César


1- Ontem foram inaugurados 8 caminhos agrícolas e duas reservatórios de agua. Segundo reza História, os presidentes de junta das respectivas freguesias foram convidados a estarem presentes na inauguração pelas 11:30. Mas, contudo, a inauguração foi logo pela manhã, ficando os presidentes de junta convidados para um evento que já tinha sido realizado.
É uma clara falta de respeito da parte das entidades governantes pelo poder local.

2- Pelos factos ocorridos, o presidente do governo regional não esteve presente no evento. Então porquê o nome dele nas placas?

3- O caminho agrícola da Fajã de Cima já está pronto há mais de um ano e meio, só agora é que foi inaugurado! Porquê?

4- ler com atenção a placa que está na foto!

13 agosto, 2007

Tubarões no nosso porto


6Feira passada passei na lota de Ponta Delgada para comprar um pouco de gelo e deparei-me com um descarregamento de Tubarões. Desconhecia que se podia pescar este tipo de peixe em grandes quantidades.

12 agosto, 2007

Turismo - Ilha do Pico

Não importa de quem é a responsabilidade, se das autarquias se do governo, se de ambos ou se simplesmente de todos com a sua gente, mas é justo reconhecer e louvar o que se fez nos últimos anos na ilha do Pico. Depois dos dois horrores (agora remediados) que são os hotéis da ilha, parecia que o destino condenara a Ilha Montanha à eterna condição de “quintal” rasca do Faial ou, quanto muito, a “postal” da Horta, como sempre. Felizmente, tudo indica que o Pico parece ter encontrado o caminho certo que o diferencia e autonomiza da “tutela” dos vizinhos. Saibam os responsáveis continuar a manter: as estradas tão boas como estão, a opção por um urbanismo bem enraizado nas linhas e materiais tradicionais, conservar a paisagem natural e a humanizada e incentivar o aparecimento de mais unidades de alojamento em espaço rural como as que já existem…se assim acontecer não tenho dúvida que o “coração” do turismo dos Açores, o do bom gosto e da qualidade, assenta definitivamente arraiais por aquelas bandas. No Pico, conheci este ano o melhor sítio dos Açores para receber visitantes, o “Pocinho Bay”, fora o “Bay”, é do melhor que se fez em matéria de oferta de alojamento nos Açores. É uma referência, inimitável obviamente, mas da qual se deveriam retirar muitas conclusões. Um caso de estudo! O Pico, que está a nascer, tem ainda uma fundamental vantagem, é que pode aprender, cá mesmo nos Açores, o que é o caminho errado, o que não interessa, com o desastroso caso de S.Miguel…salvo raríssimas excepções, que as há!
ESTÊVÃO GAGO DA CÂMARA
12 de Agosto 2007| Açoriano Oriental

Fosse este o exemplo seguido pelas ilhas do Triângulo e por todas as outras. Cada vez acredito mais que o sector do Turismo, pode no futuro se criadas as condições propícias para isso, assumir um protagonismo na economia comparável ao negócio agrícola, principal actividade geradora de recursos dos Açores. Contudo, o que na verdade temos, é uma licenciada em Psicologia à frente da Direcção Regional do Turismo, o que convenhamos, por mais conhecimento que se tenha, não se dá o devido exemplo de excelência a nível técnico que esta área exige e que os Açores merecem.

11 agosto, 2007

Estudar para não ser pago

Enfermagem ainda é uma profissão que consegue ter alguma saída para os seus estudantes. Sabe-se lá quanto mais tempo isto irá acontecer, pois mais cedo ou mais tarde as saídas profissionais irão ser todas ocupadas. Contudo o que acho gritante são estes profissionais não ganham como licenciados. À muitos anos que o Governo vem a prometer isto mas parece que ninguém tem vontade politica para corrigir esta situação que, a meu ver, deverá ser ilegal. Mas a questão que se coloca é ainda mais critica, como podemos respeitar um governo que não nos respeita? Um governo que obriga as empresas a pagar aos seus profissionais como licenciados se ele próprio não o faz? Acho que esta situação obriga a pensar o que estamos aqui a fazer... Mas há mais coisas a denunciar... Mas por agora fica o primeiro ponto.

08 agosto, 2007

Microsoft apresenta novo computador sem periféricos

Nova maquina da Microsoft, agora sem rato nem teclado.

Portas do mar ( Há coisas fantásticas, não há?)

As Portas do Mar já vão com 63% de obra concluída e uma derrapagem de cerca de 6 milhões de Euros, ou seja 11% do custo total da obra. Desta derrapagem faz parte a alteração do projecto para a instalação de um sistema de abastecimento de combustíveis aos navios de cruzeiro. Como é possível conceber-se um projecto de um cais de cruzeiro sem um sistema de abastecimento de combustíveis para os navios?

07 agosto, 2007

TAP e FCP

Era noticia hoje de que o FC Porto vai deixar de voar com a TAP, depois dos incidentes registados segunda-feira na ligação Amesterdão-Porto. O clube recorda ter contratualizado com a companhia aérea portuguesa uma viagem entre Amesterdão e a cidade do Porto, mas o avião acabou por aterrar em Lisboa, obrigando a comitiva a viajar de autocarro até ao norte do país.
A Transportadora Aérea Portuguesa já veio a publico pedir desculpa a comitiva Azul e Branco, o que já era de esperar, o que não aconteceu foi um pedido de desculpas aos restantes passageiros do respectivo voo.

04 agosto, 2007

Estradas açoreanas

Começa a ficar realmente preocupado com as asneiras que continuo a ver nas nossas estradas, particularmente aqui em S. Miguel. Ultrapassagens em curvas, circular na faixa da esquerda e nem ligar aos que seguem atrás, estacionamento selvagem, entre muitos outros. De todas as coisas que gostaria que a nossa região evoluísse esta seria uma delas, mas parece que, com o melhoramento das estradas as coisas estão a piorar a olhos vistos. Penso que está na hora de tomar uma decisão e deixar de comprar maquinas de que produzem alto rendimento monetário (mais conhecidos como radares) e começar a colocar policia na estrada para apanhar as asneiras feitas. Viaturas à paisana são, para mim, a melhor hipótese, de controlar esta onda crescente de impunidade que surge sempre que se circula fora das vias rápidas.

03 agosto, 2007

Imobiliário Urbano

Hoje passeava pelo centro da nossa cidade e verifiquei que estavam a mudar os candeeiros e postos de iluminação. Os antigos (novos), foram colocados a cerca de 3 meses, mas a oposição na assembleia municipal manifestou-se contra. Ao que parece, também havia algumas pessoas que não concordavam com o novo (decoor) da cidade. Passado 3 meses já estão outros no lugar daqueles que pareciam petromax, agora com um novo (look), se bem que não vejo grande diferença. Apenas os anteriores davam um ar de cidade histórica para o moderno.
As pessoas ainda não devem ter reparado na alteração!

Alteração

Estive para aqui a ver e a descobrir alguns atributos dos Blog´s e decidi alterá-lo. Ficou assim! acho que... um pouco mais fresco!

02 agosto, 2007

Claustrofobia Democrática?

Afastada por causa de "discordância do actual modelo de gestão dos museus"

Dalila Rodrigues foi ontem afastada do cargo de directora do Museu Nacional de Arte Antiga e será substituída, em Setembro, pelo actual director do Museu Nacional do Azulejo, Paulo Henriques.
O director do Instituto dos Museus e Conservação, Manuel Bairrão Oleiro, disse à Lusa que a responsável foi afastada devido à sua discordância em relação ao actual modelo de gestão dos museus nacionais, tutelados pelo organismo, e por ter exigido condições para continuar no cargo, nomeadamente autonomia financeira e administrativa.
Até ao fim de Agosto, Dalila Rodrigues manter-se-á em regime de gestão corrente no Museu Nacional de Arte Antiga.
Em reacção, a responsável manifestou-se "surpreendida" com o seu afastamento e considerou "inacreditável" ter sido "penalizada por discordar publicamente do modelo de gestão" dos museus nacionais.
O PSD criticou igualmente a exoneração, entendendo tratar-se de uma decisão "abrupta e não fundamentada", que contraria a necessária estabilidade para a política cultural.


Jornal Público, 2 de Agosto 2006
Avolumam-se os casos em que o Governo tem demonstrado uma atitude arrogante, prepotente, anti-democrática. Uma postura que contraria os príncipios defendidos no passado e que Manuel Alegre (qual senador) já veio recordar e alertar para o medo, para a repressão, para um clima de delação e asfixia.

Não se trata de demagogia aquilo que estou a fazer, nem a amplificar casos, estes sucedem-se todos os dias!!! São realidades, factos indesmentíveis que devem merecer a atenção de todos, inclusivê simpatizantes ou militantes socialistas. Quem está no poder, perde muitas vezes o bom senso e o sentido de estado. Isso verifica-se em casos em que não se tolera a pluralidade de opiniões, a liberdade intelectual, quando não se segue "o discurso oficial do governo".

Não é necessário recordar os casos... São sobejamente conhecidos - os do continente. Nos Açores vive-se um clima de cortar à faca. Ninguém, a não ser as pessoas/dirigentes dos partidos (partidos ou partido?) ou com a "vida feita", ousa demonstrar uma opinião divergente à de quem governa. Ninguém ousa, por exemplo, a entrar numa sede do PSD ou assistir a uma palestra/conferência/festa com conotação partidária sem que receie que isso seja entendido (ou se faça entender) como uma deriva partidária.

E depois pinta-se o mapa cor-de-rosa em todo lado. Na TV, nos jornais, em cada esquina há um placar do Governo. Ofusca-se uma realidade com outra, ficcionada, inventada, mentirosa. Criam-se números e estatísticas na tentativa de demonstrar que tudo o que se diz é sustentado.

Compare-se os números do Governo que afirmam o crescimento da qualidade de vida dos cidadãos e vá-se para a rua questionar as pessoas acerca desse assunto, e vejam, vejam o que elas dizem. Vá-se ao mercado, aos bancos, às escolas, aos hospitais e centros de saúde e verifique-se que a população açoriana sente na pele o preço da insularidade, o preço da falta de formação o preço de uma má governação. Veja-se, desprendidamente, o que dizem acerca do que falta fazer e do que está mal feito. Pergunte-se se lhes dessem oportunidade de escolher, se prefeririam ir viver para o continente ou continuar na sua terra açoriana... E aí, se tiver todas essas respostas, sem dúvida que estará mais próximo da verdadeira realidade e mais longe da Matrix, qual narrativa...