06 maio, 2007

Governo Regional em São Jorge

A visita do Governo Regional à ilha de São Jorge trouxe consigo, um conjunto de promessas que são importantes para os dois concelhos e para a economia das freguesias mas também traz consigo como que uma segunda intenção, que me parece, com estes investimentos, lançamentos de 1ªs pedras, trocas de elogios, grande feedback de São Jorge na ComunicaçãoSocial, cada vez mais evidente: Carlos César quer ganhar, pela primeira vez, a Ilha de São Jorge.
São Jorge é, em todas as eleições, uma ilha crónica para as hostes socialistas. O PSD nunca perdeu a maioria dos votos que detêm comparativamente com o Partido Socialista.
Esta "carta de boas intenções" que o Governo nos veio trazer, parece-me, portanto, ser a derradeira tentativa de César tentar conquistar a população Jorgense. Isto acontece por motivos óbvios: César faz em 2008 o seu último mandato (é quase certo que se recandidata) e pretende ganhar onde nunca o conseguiu para mostrar a Sócrates que os Açores estão todos com ele (é provável que vença), ao contrário do Arquipélago da Madeira.
Se não, Veja-se:
  • Construção de 2 novas fábricas (Finisterra e Beira) com a dos Lourais quase concluída;
  • Há a possibilidade de, após o estudo feito pela ANA (só concluído em 2008), ser feita a ampliação da pista do aeródromo de S.Jorge (primeiro faz-se a aerogare e depois a ampliação da pista?! Há com cada uma….)
  • Este ano, provável início da construção da Escola Básica e Secundária (passará a Primária também) das Velas e em 2008 a da Calheta;
  • Investimento na ordem dos 600 mil euros na reabilitação da estrada regional n.º 2-2.ª, acesso à vila do Topo, incluindo o Caminho Velho, numa extensão de 2,4 quilómetros ;
  • Repavimentação do Porto de Recreio da Calheta e construção de uma Gare Marítima de passageiros;
  • Abertura de um concurso público referente à obra de Protecção Costeira da Falésia adjacente ao Porto do Topo, num montante estimado de 600 mil euros.
  • Criação de dois novos postos, em 2008, RIAC (Rede Integrada de Apoio ao Cidadão) no Norte Grande e Topo a acrescentar ao recém-inaugurado na Calheta (confesso que ainda não percebi a utilidade de um centro desses, na sede de concelho onde já existem serviços admnistrativos que desempenham as mesmas competências; justifica-se, sim, em zonas em que estes não estejam facilmente acessíveis, pelo que a abertura de postos no Topo e Norte Grande é sim uma medida positiva
  • Reforço nas instalações da Associação Agrícola etc…

Se isto não é uma tentativa deliberada de satisfazer os Jorgenses então não percebo bem o que seja. Aplaudo, obviamente, os investimentos feitos em São Jorge e penso que estas decisões pecam por tardia. Mas trata-se da missão do Governo, pelo que é preciso considerar estes investimentos como reivindicações nossas, não como ofertas nem presentes envenenados! Devemos lutar por aquilo a que temos direito, não andar a pedir para que tenhamos direito à igualdade de oportunidades e por uns tostões (que é o comparado a investimentos em outras ilhas).

Estou vendo é que para o ano, vai ser um ano rico em inaugurações, e mais lançamentos de primeiras pedras...

1 comentário:

Luis Pires disse...

Alguem deve ter uma espinha atravessada na garganta. Á que fazer tudo para tentar ganhar nem que seja com a criação de algo... que não é preciso...