25 setembro, 2006

A Importancia da Juventude


A importância da juventude e da sua intervenção para a apreciação e compreensão das suas problemáticas são factores fundamentais para que as tomadas de decisão proporcionem a execução de medidas que levem às melhores soluções. Por isso, as políticas de juventude só têm significado e são eficazes quando compreendidas pelos jovens, quando feitas com eles e para eles.

A participação da juventude é uma fonte de renovação de mentalidades, incentiva o aparecimento de novas ideias e iniciativas e fomenta o diálogo entre gerações numa mútua aprendizagem e aceitação de novos valores.

Comprovadamente, os Açores continuam a ser uma das regiões menos desenvolvidas de Portugal.

O insucesso e o absentismo escolar são elevados e muitos jovens abandonam os estudos precocemente.

Anualmente, centenas de jovens formam-se em escolas profissionais e acabam os estudos universitários sem que se lhes seja possível encontrar o emprego adequado à sua formação.

As boas intenções, os mecanismos de acompanhamento e os elevados esforços tão apregoados pelos governos socialistas para melhorar o nível do ensino não têm tido sucesso.

Os novos programas curriculares e a construção de novos edifícios escolares não têm sido suficientemente eficazes.

O consumo de estupefacientes aumenta assustadoramente.

Os custos de habitação são os mais elevados do país.

Continuam a existir acentuadas diferenças de desenvolvimento entre algumas das nossas ilhas.
Na saúde – com falta de recursos humanos e instalações precárias.
No emprego – verdadeira auto-estrada que conduz à desertificação.

Na estratégia de desenvolvimento económico – em que a política de transportes aéreas e marítimos limita o desenvolvimento turístico.

A todo o vapor constituem – se um sem número de sociedades anónimas e de desenvolvimento num faz que anda e não anda.

Assim passa pela juventude Açoriana a mudança para melhorar este tipo de situações. é preciso uma maior intervenção da juventude na sociedade Açoriana, por forma a intreorizar valores, nos governantes, que actualmente apenas fazem tudo para se promoverem, e não a bem dos cidadãos, do futuro, e da juventude.


Claudio Almeida

Sem comentários: