11 fevereiro, 2008

Uma questão de Fé.





A quando da visita da Sr. Deputada Ana Gomes aos Açores, para investigar os alegados voos da CIA que por cá passaram, o nosso presidente do Governo Regional afirmou de que a posição da Eurodeputada Socialista "É uma posição semelhante à fé em relação à visão dos Pastorinhos (Fátima)". Nas ultimas declarações feitas numa entrevista á RTP2 e à Rádio Renascença, esta semana, afirmou de que «No domínio das probabilidades, aqueles prisioneiros que lá estão [em Guatanamo] devem ter passado seguramente por algum aeroporto antes de lá chegar e, muito provavelmente, tal como passa a aviação civil que vai para aquela área fazendo abastecimentos em aeroportos no Atlântico, podendo fazê-lo nos Açores ou no Continente. Portanto, não rejeito que isso tenha acontecido». Ora, há aqui uma clara contradição do presidente do Governo Regional dos Açores, em que numa primeira fase afirma de que não passou nenhum voo pelos Açores, e numa segunda fase, perante os órgãos de comunicação nacional, com o intuito de não ficar mal perante os factos apresentados pelos jornalistas, afirma que há a possibilidade de ter passado voos da CIA quer pelos Açores, quer pelo território continental.

Não necessariamente que os voos passaram pelas Lajes, aliás o que reporta o relatório de Carlos Coelho, é de que passaram nos Açores, dois pelo aeroporto de Santa Maria e um pelo João Paulo II em Ponta Delgada.
De certeza que a passagem deste voos pelos Açores e a sua paragem nos respectivos aeroportos, estão cobertos pelo Acordo das Lajes, que dá a permissão de os americanos utilizarem todos os aeroportos da Região, bem como todos os Portos, sempre que necessário e de interesse para as forças Norte Americanas. Contudo, consta também do acordo que os Norte Americanos têm sempre que pedir e divulgar a natureza do Voo ás entidades Portuguesas, ou seja, quando um avião faz escala em um dos nossos aeroportos, o controlador aéreo terá de estabelecer as coordenadas do aeroporto de saída, e por sequência, terá de estabelecer a rota de destino para desimpedir o espaço aéreo. Logo o controlador aéreo terá de saber esses dados e informar ás autoridades, portanto os nossos governantes têm responsabilidade sobre o assunto.
O conteúdo do voo é que talvez seja secreto, mas mediante um cenário em que um avião norte-americano tem como ponto de partida o Afeganistão, fazendo escala nos Açores com destino a Guantanamo, é de suspeitar!

Sem comentários: