07 dezembro, 2007

"Porta 65"


Não poderia deixar passar em branco o novo programa de apoio ao arrendamento jovem, chamado de "Porta 65", que diminui claramente os apoios á juventude. Ora vejamos:


O prazo de apoio diminui de 5 anos para 3 anos, e o novo programa vem estabelecer um tecto limite no preço da renda que compromete o apoio. Ou seja, é estipulada uma tabela por regiões, e no que concerne a Região Autónoma dos Açores, o limite a pagar por um T0 e T1 é de 180 Euros para que o jovem receba o apoio, no caso de um T2 e T3 é de 300 Euros e de um T4 e T5 é de 370 Euros.

Ninguém conseguirá arranjar um apartamento nestas condições, porque os preços reais são muito mais elevados.


Das duas uma, ou a Região Autónoma não foi ouvida sobre a matéria em causa pelo Governo da Republica, ou então, o Governo Regional do Partido Socialista não tem o real conhecimento da actual situação do arrendamento nos Açores.


Outra questão esquecida, será o modo como funcionará o programa na Região. Anteriormente, com o IAJ, o apoio era feito através da Caixa Geral de Depósitos, com o “Porta 65”, esse pedido de apoio é elaborado pela Internet. Ora, nem todos os Açorianos têm ainda acesso a Internet, sendo esta uma razão para que os Açores, através da Direcção Regional da Juventude, por exemplo, criasse um organismo de apoio a este programa.

Sem comentários: