21 dezembro, 2007

Os vira casacas e o subsidiozinho

Na sequência do últimos post, relativo à tal lista de apoiantes no qual constam ex-dirigentes e militantes do PSD, à recandidatura de Carlos César.

É bom que se diga. O apoio a uma candidatura é algo normal. Evidente, sem grande discussão. Tem por objectivo, demonstrar a esperança que as pessoas têm nas qualidades de determinada pessoa. E é bom que esses manifestos existam, tal é a falta de credibilidade que os políticos têm (com e sem razão, como em tudo). Mas neste caso não é assim, e como tal, não é indiferente. Por várias razões. Uma, muitos dos nomes que têm sido divulgados pela Comunicação Social são independentes, ex-apoiantes e militantes do PSD. E que tiveram um grande peso na máquina do PSD no tempo de Mota Amaral. Eram eles que serviram os Açores, e serviram o PSD. E serviram-se do PSD e dos Açores também, convém dizê-lo.

É flagrante. Agora, aqueles que dependem e muito do tal subsidiozinho do Governo, vêm apoiar Carlos César para continuarem a receber o tal dinheirinho que bem precisam para encobrir a desastrosa gestão que têm nas suas empresas, ou antes, para enriquecerem, sem qualquer pudor à custa dos Açores. Vêm continuar a sugar da Região, o que podem, são os subsidiodependentes, e não querem alternância do poder, para assim se manterem. Não querem que existam mudanças governativas, mesmo que isso signifique que o partido, no qual militaram a vida toda, chegue ao poder.

E o que dirão agora os socialistas, que antes os chamarem de corruptos, de incompetentes, que os criticaram? Em nome da ética e da coerência, ficarão calados? Irão compactar com uma situação destas? Irão elogiar ou irão manter o que disseram anteriormente? Haverão aqueles que irão manter a palavra e ficarão muito incomodados com esta situação, mas haverão também aqueles que irão dar o braço a torcer, e agora aclamar e dar-lhes vivas.

Aceito que qualquer um possa mudar de Partido, ou então desfiliar-se. Não totalmente, mas aceito se isso acontecer devido ao facto de não se identificarem com o Partido, com a ideologia ou com as suas políticas. Pelo facto de estarem desiludidos e não se sentirem capaz de contribuir para uma mudança que considerem impraticável.Agora não aceito e repudiopor completo, aqueles que se serviram do Partido para chegarem a algum lugar, mais longe, porque de facto o poder é tentador. Repudio esses vira-casacas, esses vendidos!
No caso dos donos de empresas e que assinam essa lista de apoiantes com o propósito de engraxar os senhores do poder, tenho é pena dos trabalhadores que, muitas vezes, recebem os justos salários, de forma atrasada, enquanto se esbanja dinheiro em coisas que nem ao diabo lembra! Estes, sim, são reféns da incompetência de alguns.
Seria um tema para muitas horas, e em São Jorge, certamente que irá desencadear muita conversa, e espero, muitos protestos. Além de esperar que o tema seja discutido internamente, a nível de ilha e a nível regional. Sem pudores sem falsas verdades e sem falsos moralismos!

Sem comentários: