28 setembro, 2007

Três correntes de opinião na administração Bush



A administração Bush estava rodeada por personalidades fortes em departamentos cruciais e que tinham abordagens diferentes:
Colin Powell no Departamento de Estado, Donald Rumsfeld no Pentágono e Dick Chiney na Vice-presidência. Só se pode compreender bem cada um deles recorrendo ás suas biografias individuais. O que explica que existia na administração Bush pelo menos três correntes de opinião distintas.
Havia o “republicanismo moderado tradicional”, que defendia a continuação de objectivos nacionais americanos através do que Colin Powell denominou de “uma estratégia de parcerias”. Uma outra corrente de opinião, discutida permanente pelos europeus, constituída pelos «neo-conservadores», os quais tinham propósitos muito determinados, estava ideologicamente motivada e comprometida com a política de transformação activa do Médio Oriente em redor de Israel, em nome dos valores e interesses norte americanos, esta ultima defendida por Donald Rumsfeld. A terceira corrente de opinião e que ainda é a que predomina na administração norte americana, por a ainda manutenção de Dick Chiney como vice-presidente, é a opinião de que consiste um tipo de nacionalismo norte-americano que procura tornar os EUA numa potência dominante e invulnerável, tanto do ponto de vista militar como económico.
É de lembrar que Powell e Rumsfeld já não fazem parte da administração Norte-Americana.

2 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Acho que o Rumsfeld e o Chenney estão (estavam) mt aproximados, ideologicamente. Já o Powell é que diferia bastante deles, por isso mesmo foi o 1º a ser afastado. O Rumsfeld teve de "andar" porque estava a dizer e a fazer mts asneiras. Mas uma coisa é certa, o Bush pouco ou nada pensa e tem influência nessas correntes, está apenas ao sabor daquilo que, quem o pos lá, lhe vão dizendo.

Claudio Almeida disse...

Ya Rui, o Rumsfeld e o Chenney estavam muito proximos, embora existia algumas diferenças. E o próprio Bush também era muito influenciado por esses dois.