Esta é a bandeira da FLA – Frente de Libertação dos Açores – movimento independentista das ilhas açorianas, surgido no pós 25 de Abril de 1974, em consequência das “legítimas aspirações” do povo dos Açores à sua autonomia político e administrativa, iniciadas com o movimento autonomista da década de 1890. Tem as cores azul marinho, que simboliza o céu e o mar que nos envolve, e o branco, simbolizando a pureza e a bondade do povo açoriano. Ao Centro, um açor de longas asas envolve nove estrelas que representam as nove ilhas dos Açores. Não há qualquer alusão a símbolos nacionais.
A sua utilização era proibida, mas foi hasteada no Palácio da Conceição, em P. Delgada, onde funcionava a sede do governador civil, no dia 6 de Junho de 1975, perante mais de dez mil manifestantes que reivindicavam a independência dos Açores e obrigaram o governador civil a demitir-se.
“Açores
Encanto de nove ilhas de bruma entre o céu e o mar!
Stª Maria, S. Miguel, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores, Corvo.
250 mil almas residentes, 750.000 na diáspora.
A 1.500km do continente europeu, a 5000Km do continente americano.
Céu nublado, por vezes encoberto. Mar encrespado de pequena vaga. Rajadas de vento forte ou muito forte…
Uma pequena economia asfixiada pela disparidade de preços entre a pátria mãe e as adjacentes ilhas.
Rações, adubos, cimenta, combustíveis, tudo, tudo sobrecarregados com elevados custos de transportes e grandes margens de comercialização dos detentores do monopólio das importações.
Elevadas taxas de juro, baixo preço do leite, pequenos agricultores e lavradores cheios de dívidas.
Também a inquietação da classe conservadora pelo receio da perda de benesses e regalias adquiridas
6 de Junho de 1975, a Revolta.
O renascer da açorianidade.
Pela primeira vez a palavra “Independência”.
(In A.O. de
5 comentários:
Deixa-me acrescentar, caro amigo e colega Cláudio, que exibir essa bandeira, com orgulho, não acarreta qualquer pretensão independentista de quem o faz. É feito, na minha opinião, como sinal de respeito e mesmo alguma admiração, por um movimento que ponha os açorianos acima de tudo, que queria o melhor para o povo destas nossas ilhas, algo que vai faltando actualmente, infelizmente.
Eu coloco-me ao lado de ti, Cláudio, nesta singela homenagem.
Sou totalmente a favor da independencia dos Açores. Venha a FLA!!!
Independencia para os AÇORES imediatamente!
Se os Açores não vão mais além é por estarem ligados a um país de merda.. um país VERGONHOSO que é o mais pobre da Europa Ocidental.
"Pelôei" se n fosse a nossa AUTONOMIA e a UE...
E qual a possibilidade de ter uma bandeira da FLA com uma resolução à altura?
Na minha opinião a FLA deveria regressar, e fazer com que todos os Açorianos lutassem pela sua independência, o Governo Português só se interessa pelos impostos cobrados abusivo ao povo Açoriano, fora com esta nação vergonhosa e que venha a FLA, serei o primeiro da fila a lutar por nossa independência.
Enviar um comentário