13 novembro, 2008

A SATA – e as tarifas promocionais.

Continua a ser muito pouco o que a SATA e a TAP pretendem “oferecer” aos Açorianos com as publicitadas tarifas promocionais entre os Açores e o continente, (O In Concreto faz referencia a este assunto). Entre as nossas ilhas tudo está como dantes, continua actualizado o que escrevi em Agosto do ano passado, que foi o seguinte:

As Orelhas do mercador …e a SATA

“Orelhas de mercador” e “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” são os provérbios que melhor se adaptariam ao modo como o actual Governo Regional tem encarado a questão da redução do custo das passagens aéreas entre as ilhas dos Açores.

“Orelhas de mercador”; porque enquanto todos apelam à descida das tarifas das passagens aéreas - os partidos políticos da oposição, comerciantes, empresários e todos os demais que precisam de utilizar este meio de transporte - o actual governo dos Açores e o partido que o apoia olham para o lado e fazem de conta que não é com eles.

“Água mole em pedra dura…”; a esperança que temos que tal redução seja compreendida e adoptada, ainda pelo actual governo ou por outro que o substitua, por tantas vezes se repetir que o custo das passagens aéreas inter ilhas devem baixar.

Só com uma política de transportes aéreos de passageiros regulares e com tarifas acessíveis, entre todas as ilhas e para o exterior, é possível melhorar os índices de desenvolvimento de algumas das nossas ilhas e assim também contribuir para a fixação dos mais jovens. Lamentavelmente, este governo parece que ainda não o percebeu, há onze anos que governa os Açores.

Se o agravamento dos combustíveis e de taxas aeroportuárias serve de justificação para não se reduzir o preço das tarifas aéreas, não se compreende que a transportadora aérea açoriana - a SATA, que é uma empresa regional de capitais públicos, tenha apresentado lucros fabulosos de 4.9 milhões de Euros relativos ao ano de 2006.

Em pequenas economias onde a concorrência é escassa e facilmente se criam monopólios, aos bons governos cabe garantir e defender os interesses das populações assegurando a prestação de serviços de carácter público. As ligações aéreas entre as Ilhas dos Açores devem ter esse alcance. (…)

Sem comentários: