25 maio, 2009

Vital Moreira é contra os Açores!

Mas o actual regime de finanças regionais é insustentável para as finanças nacionais,

Lei de Finanças Regionais de 1998, no tempo de Guterres, que se traduziu numa verdadeiro "assalto" regional ao Orçamento do Estado.

são vários os títulos pelos quais as regiões autónomas "sacam" dinheiro do Orçamento do Estado.
tudo somado, trata-se de uma verdadeira cornucópia jorrando dinheiro do continente para as regiões autónomas

este sistema de finanças regionais não cria nenhuma solidariedade regional com as dificuldades financeiras nacionais, ficando em geral imunes à necessidade de sacrifícios para equilibrar as finanças do Estado: os contribuintes continentais que paguem as crises!


as regiões autónomas não podem viver eternamente à custa do continente e têm de ser solidárias com as dificuldades financeiras da república. A posição que têm adoptado nesta questão, coloca-as ao nível da irresponsabilidade política de qualquer grupo de interesse na defesa de pretensos "direitos adquiridos". Francamente, é de exigir delas algum sentido de Estado.

Excertos do artigo de Vital Moreira no Público, Terça-Feira, 19 de Setembro de 2006

1 comentário:

Tiago R. disse...

Não há mais quês nem porquês.
Se o deixarem, esse senhor se calhar até vai para o Parlamento Europeu defender o fim dos apoios às Regiões Ultraperiféricas!

Esta visão monolítica do Estado Centralista foi, aliás, uma das razões que cedo o afastou do PCP (a esse senhor até a regionalização lhe levanta dúvidas!). Razões que, paradoxalmente ou talvez não, agora o aproxima do PS de Sócrates.