02 março, 2008

RECONHECIMENTO… PRECISA-SE!


“ Trata-se de uma muita má gestão de alguns clubes e deficientes aplicações de fundos (…)”.
Carlos César, Presidente do Governo Regional dos Açores



POR: mulo Medeiros Ávila


O Desporto representa uma importante fonte de valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, representando também um fenómeno que envolve muita gente e que causa grande impacto junto de cada sociedade. Pela sua diversidade de visões, a causa desportiva provoca agitação e diferentes opiniões.

Muita gente dá a cara pelos clubes desportivos e entrega-se ao trabalho. Muita gente tira do seu tempo pessoal e profissional para dar ao Desporto. Muita gente trabalha diariamente e afincadamente para dignificar e manter de pé os clubes desportivos. Toda esta gente não tem por parte do Presidente do Governo Regional dos Açores o devido reconhecimento, o devido agradecimento, pois no entender de Carlos César os “clubes gerem mal os apoios que lhe são concedidos” (título do Jornal Açoriano Oriental).

O presidente do Partido Socialista em vez de elogiar, de prestigiar quem trabalha pela nossa terra, pelo desporto, pela causa que ainda movimenta dinheiro, orgulho e emoção, “deita por terra” todo o empenho, todo o trabalho dos dirigentes desportivos.

Não se pode nunca, muito menos quando se é presidente de todos os Açorianos, considerar todos como se fossem todos iguais. Não dignifica, não cativa, não incentiva os dirigentes desportivos a fazerem cada vez mais e melhor pelo Desporto dos Açores que leva longe este arquipélago, mais longe do que muitas campanhas turísticas que este Governo vem fazendo.

Este é claramente mais um exemplo de que o Presidente do PS não quer de maneira nenhuma incentivar a dinâmica da sociedade, não quer reinventar as energias da gente da nossa terra, pois quer o Governo dos Açores ser o dono e o senhor de tudo e todos, dando agora lições a quem trabalha todos os dias nos clubes, que certamente é bem diferente de trabalhar, sentado na maior cadeira do Palácio de Santana.

Caro leitor, em vez de Carlos César criticar deste forma a gestão, talvez seria melhor criar soluções para melhorar a gestão desportiva, criando um Gabinete de Apoio Jurídico e Financeiro para os clubes dos Açores, ou seja só o Governo pode pagar a gestores para colaborem com os clubes. Fica aqui uma ideia…

Concluindo, quero enaltecer e reconhecer o trabalho de todos os dirigentes, colaboradores, jogadores e demais intervenientes que dias após dia trabalham empenhadamente pelo clube por quem dão a cara. Reconheço o trabalho, mas também a gasolina, o telemóvel e por vezes o seu dinheiro.

Deixo aqui uma palavra de reconhecimento a todos pelo empenho e dedicação demonstrado ao longo destas sucessivas épocas desportivas. Bem Hajam e continuem este trabalho de desenvolvimento do desporto nas nossas localidades, trazendo com isto mais desenvolvimento às ilhas que são de TODOS NÓS.

Sem comentários: