31 março, 2008

Os Gambozinos nos Açores

Os Gambozinos são uma espécie de parasita que por vezes são muito difíceis de detectar, normalmente os maiores são designados de "Gambozinos Gurus". Este tipo de animal tem o seu habitat natural na ilha de Cuba onde normalmente estão junto dos grandes anfíbios e essencialmente dos grandes predadores, têm o costumo de sair pela calada da noite e mudam de cor consoante o seu interesse.

No reino animal açoriano, esta espécie multiplicou-se nos últimos doze anos, os locais onde se pode detectar um maior numero é em S. Miguel, Terceira e Faial. Nas restantes ilhas, esta espécie está em vias de desenvolvimento. Este animal poder-se á encontrar junto de locais recreativos e de poder, neste último em maior número. Os Açores também são uma região propícia à imigração de Gambozinos, em que este acontecimento tem por hábito o mês de Outubro de quatro em quatro anos. Esta imigração, sem controlo, teve o seu início no ano de 1996. Neste momento caminhamos para mais uma ronda de imigrantes, contudo, e pelas noticias que têm surgido nos nossos jornais, também chegará cá, aos Açores, um contingente de caçadores de Gambozinos, esperemos é que não cheguem tarde de mais, porque os Gambozinos em grande número causam mossas irreversíveis na sociedade açoriana.

Parece que os Gambozinos já têm um novo local semelhante ao seu habitat natural e julgo que fica ali para os lados do Jardim António Borges. Mas o mais impressionante è que existe uma tentativa por partes dos Gambozinos Gurus, de chamarem os novinhos, algo que me parece não estar a resultar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para comprovar um post feito no paralelo...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1324292&idCanal=12

Abraço amigo e continuem o bom trabalho

Silvério Regalado