23 setembro, 2007

Aprovar ou não aprovar?

Se bem que se compreende que, numa gestão camarária, temos que ouvir os outros, também teremos que mostrar alguma consciência política para ser-mos nós próprios a decidir algo e não esperar que sejam sempre os outros a nos chamar a atenção. Esta introdução serve para explicar o que se passou na Câmara de Lagoa. Numa reunião de Câmara, o presidente João Ponte propõe à Câmara algo que ele próprio se propõe a votar contra. Propõe em comprar 5 fichas correspondentes ao projecto “O museu em sua casa” que obriga um investimento de 6500.00€. Ora os Vereadores do PSD consideraram que seria um valor muito elevado.
Se a câmara da Lagoa possui um “buraco financeiro” este investimento seria algo de muito oneroso para a Câmara. Se é de louvar que a Câmara ouviu as palavras de razão dos Vereadores do PSD, é de criticar que apenas 2 vereadores tenham notado o gasto envolvido e que, nem o presidente nem nenhum dos seus Vereadores notassem a mesma situação. Pior mesmo é ter que votar contra na sua própria proposta. Na politica isto dá muito que pensar…

Trancrevo a reunião de Câmara abaixo. A proposta por questões "legais" será publicada mais tarde.

"PONTO Nº 13 – “O MUSEU EM SUA CASA” – MUSEU CARLOS MACHADO:

Pelo Museu Carlos Machado, foi presente o ofício nº 557, de 22 de Agosto de 2007, cujo teor abaixo se transcreve:
“O Museu Carlos Machado, em colaboração com a Associação Grupo de Amigos do Museu, concebeu o projecto “Museu em Sua Casa”, com início previsto para Outubro do corrente ano, através do qual pretende contribuir para que as colecções do Museu e o seu espírito humanista e artístico possam “entrar nas casas” dos cidadãos micaelenses, possibilitando-lhes um contacto permanente com a sua identidade patrimonial e cultural.
Dada a elevada qualidade de que se revestirá o produto final do projecto e o reconhecimento social que poderá vir a trazer à Vossa instituição, vimos enviar a V. Ex.ª uma apresentação do referido projecto com algumas das fichas, que, durante 52 semanas, serão distribuídas através de um periódico micaelense de grande tiragem.
Uma vez que o nosso Museu é um Museu de território, julgamos oportuno e dignificante que a vossa Autarquia participe nesta iniciativa. Informamos ainda que “O Museu em Sua Casa” tem recebido uma entusiástica adesão por parte de empresas e entidades já contactadas.
Na certeza da vossa colaboração, apresento os mais respeitosos cumprimentos.”
O Executivo Camarário após análise e troca de impressões sobre o assunto e atendendo tratar-se de um investimento oneroso para esta autarquia, no qual não vê mais valias para o Concelho de Lagoa, deliberou, por unanimidade:
1º Não participar nesta iniciativa o “Museu em Sua Casa”, promovida pelo Museu Carlos Machado, em colaboração com a Associação Grupo de Amigos do Museu;
2º Dar conhecimento desta deliberação ao Museu Carlos Machado."

Transcrição da ACTA Nº 20/2007 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 3 DE SETEMBRO DE 2007 da CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA - AÇORES

Sem comentários: