16 julho, 2007

A derrota do PS e do PSD



Para as eleições na Câmara Municipal de Lisboa, António Costa Venceu, não obtendo maioria absoluta.
Foi uma derrota para o Partido Socialista, considerando a percentagem de votos que Costa teve nestas eleições. Sem maioria absoluta, o PS terá de fazer coligação com outras forças partidárias ou movimentos de independentes. Helena Roseta será a que se perfila melhor para coligar-se com Costa, contudo não será suficiente, porque apenas elegeu 2 vereadores. Costa necessita de 3 vereadores para conseguir fazer passar as suas propostas. Talvez Carmona será um dos aliados a António Costa, considerando o discurso que fez no desfecho da noite.

Carmona foi um dos vencedores da noite, possivelmente o maior. Ao verificar-se toda a conjuntura em torno da sua candidatura, sem apoio de um partido político, com fragilidade de autarca arguido, conseguiu um resultado excelente.

Para o PSD, foi uma derrota pesadíssima nestas eleições. Sendo um dos principais culpados Luís Marques Mendes. Tendo em consideração toda a conjuntura que se fez verificar, desde a má gestão em torno da saída de Carmona, da Câmara, passando pela escolha do seu candidato, até ao apoio do partido na campanha eleitoral, foram talvez, as grandes causas da pesada derrota do PSD. Mendes, indirectamente, pediu a demissão de líder do partido, ao dizer que iria marcar conselho nacional para anteceder as directas.

A CDU conseguiu um bom resultado, para uma força política que tem vindo a decrescer ao longo destes últimos anos. Já o BE não foi tanto como se esperava, apesar de ter conseguido desempenhar um melhor papel do que o do CDS/PP, que teve um autêntico desaire eleitoral.

1 comentário:

JSD Algés / Carnaxide disse...

Nem sempre o que parece tão claro o é...
sabrina