28 outubro, 2006

DESPORTO

“ O desporto inspira uma paixão e uma dedicação que tem um papel
central na vida de muitas pessoas.”
Primeiro Ministro – Tony Blair



» O Desporto constitui um dos fenómenos sociais com maior impacto no nosso tempo e a sua prática, correctamente desenvolvida, representa uma importante fonte de valorização das pessoas e da sua qualidade de vida.
Os valores transmitidos pela actividade desportiva são, para mim, entre outros: o humanismo (a pessoa primeiro que o adversário...), a verdade e a honestidade (dizer e assumir a verdade, tolerar a verdade dos outros e aceitar a verdade do jogo...), a solidariedade (a entreajuda aos colegas, a coesão no trabalho em grupo, o auxílio a um adversário lesionado...), o respeito e a lealdade (em relação a si mesmo, aos colegas, ao adversário, ao árbitro, e às regras, na vitória e na derrota...); a disciplina (como meio de potenciar a participação num grupo...) e a coragem (de reconhecer os próprios erros, de assumir riscos controlados, de não pôr em risco o adversário, para ganhar...).
A nível do Desporto Escolar existe, quanto a mim, um grave problema que urge resolver. Num grande número de Escolas, verificou-se que os alunos que começaram a praticar uma modalidade conquistando mesmo alguns lugares nos pódios, ficam no ano seguinte ou nos anos seguintes sem terem possibilidade de a continuar a praticar, pelas mais diversas razões. Conquistar os professores, "obrigá-los" a trabalhar com a sua juventude, incutindo-lhes o "espírito desportivo" é um bom ponto de partida.
Será que a competição faz mal aos jovens? Nada há de mais errado! Não é a competição que está mal ou que deve ser abolida. O que está mal e tem de ser abandonada é a forma como treinadores, pais, dirigentes e adeptos em geral se comportam perante a vitória e a derrota, exaltando uns e ignorando outros, traçando expectativas futuras e vangloriando em excesso os vencedores, tecendo comentários pouco abonatórios acerca dos vencidos, ligando a vitória, ao sucesso e à glória e a derrota ao fracasso e à incapacidade. Interessa acima de tudo que a competição seja encarada como mais um momento de actividade, onde se lute por ganhar, onde se procure superar níveis anteriores, onde se leve muito em linha de conta o progresso conseguido e a forma como os comportamentos e os resultados são alcançados. Quem sabe se os que perdem hoje, não virão a ganhar amanhã?
Muitos de nós, a maioria, nunca conseguiremos transformar-nos em campeões. Mas sabemos que o desporto oferece amizade, rivalidade, desafio e satisfação. E, nós sabemos, acima de tudo, que o desporto não é apenas ter saúde: desporto é alegria – uma das coisas boas da vida.


PICO e o DESPORTO DE MÃOS DADAS

Alegria e orgulho são alguns dos sentimentos que me assolam o espírito durante as sucessivas épocas em cheio na ilha onde me vê crescer, quando registo que os clubes do Pico sobem mais alto nos patamares do desporto regional e mesmo nacional, quer seja o Futebol Clube da Madalena na conquista do título de campeão da Série Açores (agora presente na II Divisão), quer seja o Vitória Futebol Clube na conquista do título de campeão da Associação de Futebol da Horta (agora presente na Série Açores). Antes de mais e para estes dois clubes, deixo aqui, num blog de amigos (e já o deixei e jornais da ilha) uma palavra de reconhecimento a todos os dirigentes, técnicos e jogadores pelo empenho e dedicação demonstrado ao longo destas épocas desportivas. Bem Hajam e continuem este trabalho de desenvolvimento do desporto nas nossas localidades, trazendo com isto mais desenvolvimento à ilha que é de todos nós, à região que é de todos nós.
Josemaría Escrivá disse um dia “Viste como ergueram aquele edifício de grandeza imponente? - Um tijolo, e outro. Milhares. Mas um a um. - E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que pouco representam no conjunto. - E pedaços de ferro. - E operários que trabalham, dia a dia, as mesmas horas. . . Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?... À força de pequenas coisas!”, é assim o Vitória Futebol Clube, é assim o Futebol Clube da Madalena, é assim o Ribeirense das Lajes no volei e patinagem, é assim o Candelária no hóquei em patins, são assim todos os clubes desportivos da ilha no Atletismo e Ténis de Mesa, por exemplo, que vão formando a cada dia que passa os alicerces das suas vitórias, fruto do trabalho das pessoas que estão envolvidas nos clubes desta ilha montanha, fruto da colaboração profícua com as Câmaras Municipais da Ilha do Pico (São Roque, Madalena, Lajes), fruto da comunicação social que divulga este mesmo trabalho, fruto de toda a população desta terra que muito tem apoiado os seus clubes, com cânticos de louvor e de incentivo, com a sua dedicação e devoção aos clubes que levam longe o nome desta marca Açoriana, chamada PICO.
E assim termino esta breve mensagem…, com esperança, com alegria, com carinho, com gratidão, com emoção, sobretudo com muito orgulho de nascer aqui, de viver aqui, de crescer aqui, de sonhar aqui…. Nesta majestosa Ilha do Pico, no concelho de São Roque do Pico.
Um Açoriano, Picoense e amante de Desporto,

Sem comentários: